SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

quarta-feira, maio 25, 2011

Das Delícias da Comida Portuguesa

À querida Luarte,uma singela homenagem,pela sua tarte maravilhosa...fiz hoje e foi um sucesso,só que com massa folhada.Depois,mais tarde,achei a receita da massa quebrada que minha avó portuguesa fazia e todos conheciam como massa podre,em um site de receitas portuguesas.Peço à Luarte que confira e diga se é realmente esta a receita.

Massa Quebrada

do livro - As receitas Escolhidas
 Da Editorial Verbo
Ingredientes:
  • 250 grs de farinha
  • 125 grs de manteiga ou margarina
  • 1/2 dl de água
  • 1 ovo inteiro
  • sal
Confecção:
Peneire a farinha em monte sobre a pedra da mesa e faça uma cova no meio.
Dentro desta cova deite o sal e a manteiga cortada em bocadinhos.
Trabalhe a massa em areia grossa, com a ponta dos dedos.
Adicione a água e o ovo de uma só vez.
Amachuque a massa três vezes para ligar.
Ponha a descansar tapada com um pano, durante 2 a 3 horas.
Estenda com o rolo e farinha.

*A massa quebrada deve o seu nome à consistência quebradiça que adquire depois de cozida.
Deve ser trabalhada rapidamente.
Os elementos são apenas misturados uns aos outros no princípio da preparação e só são amassados depois de adicionado o líquido recomendado (água, vinho, leite ou natas).

*Para tartes, empadas, caixas de massa, etc..

7 comentários:

chica disse...

Parece bem boa e não é difícil de fazer...Um beijo,tudo de bom,chica

manuela barroso disse...

Oi Leninha!
...sabe que ontem escrevi aqui 4 comentarios e...foram todos para o tecto?!
Fiquei ressabiada Leninha!
Dois deles, guardei...e consegui hoje a proeza de enviar! Foi só comigo?
A massa quebrada faz-se muito por aqui.Depois é preciso imaginação, que em si é evidente!
E tem bom aspecto. De que fez, Leninha, o recheio?Hummm...com esse frio ao quentinho...
Um abraço , Leninha

SOL da Esteva disse...

Leninha

Acho que me estou a sentir (outra vez) com fome. Porque será?

Beijo
SOL da Esteva

http://acordarsonhando.blogspot.com/

Anônimo disse...

Leninha, que delícia, adoro tortinhas... achei super prática a receita vou fazer, ainda mais que é uma receita da sua avó, geralmente nossas vós guardam os melhores segredos nas receitas!!! Oba!!!rsrs...
Leninha sempre quero dizer isso e esqueço... adoro sua imagem da abertura do blog... dá uma vontade de sentar ao lado dessa moça e perguntar o que ela está lendo e juntas passear por esse jardim e depois passar ai na sua casa pra tomar um cháZinho e comer essa tortinha...rsrs... Beijos amiga querida e obrigada por sua amizade preciosa. Um dia lindo pra ti. Su.

chica disse...

Leninha, cheguei agora...

Claro que pode colocar, é uma honra e depois me avisa que eu vou lá,tá? beijos,tudo de bom,chica

blog da Paraguassu disse...

Olá Leninha,
Que prazer imenso eu tive ao abrir meu blog e encontrar seu comentário e sua foto junto aos meus fiéis leitores. Agradeço de coração sua visita e espero que volte sempre, Já a estou seguindo e estarei sempre por aqui. A torta deve ter ficado maravilhosa, pois pela aparência, ficou muito bonita. Fica com Deus, querida.
Um grande beijo em seu coração.
Maria Paraguassu.

Leninha Brandão disse...

Amigas queridas,estou tentando comentar no blog de cada uma e não estou conseguindo...como diz a querida Manu,estão a ir para o tecto...teremos que esperar a boa vontade do SR BLOGGER.........
Bjsssss para todas(os)

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas