SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

terça-feira, maio 10, 2011

SOPAS PARA AQUECER A ALMA

Adoro sopas no inverno e também receitas com história.Esta encontrei no Petit Chef,que por sua vez,copiou-a da Deh,do blog Marmita da Deh.Comigo também vive acontecendo isto,ontem mesmo fiz uma sopa com as sobras,da carne da véspera do,do arroz do almoço e do vinagrete,também da véspera...acrescentei macarrãozinho de letrinhas e voilà, minha sopinha ficou um "must". Mas,vamos ao que interessa:

A SOPA!!!!                                          







Ou "Sopa transformadora das expectativas frustradas"
Ou "Sopa da Volta dos que Não Foram".
Ou "Sopa de Tomate de cenoura"

Bom, chega de títulos bizarros para essa receita.
A verdade é uma só: todos os ingredientes aqui comidos eram destinados a outras receitas. Eu explico:

INGREDIENTES

- 6 cenouras grandes (ia fazer um bolo, mas estava sem ovos, depois sem tempo, depois sem vontade, depois esqueci. E as cenouras iam desencarnar, então resolvi aproveitá-las nessa receita "inventada")

- suco de 1 limão (o único sobrevivente na geladeira)

- 1 potinho de molho de tomate fresco (queria mesmo era fazer sopa de tomate, mas não tinha tomates suficientes)

- Caldo de carne ou de galinha, como preferir

- Requeijão para acompanhar (eu ia usá-lo para fazer um frango com requeijão quando a Fê nos visitou, mas ela só podia comer peixe naquele dia)

- Temperos diversos: alho, cebola, um tantinho de molho inglês (essencial), pimenta vermelha, pimenta moída na hora, orégano se gostar, etc.

- Água fervente, o quanto baste.


MODO DE FAZER

Junte todas as suas expectativas e jogue fora. Já que nada deu certo do que você queria fazer, transforme-as em uma coisa nova. Dê-se a chance de surpreender-se com o algo novo que surgirá, que pode ser muito melhor do que você esperava no início.

Descasque e pique grosseiramente as cenouras. Esprema os limões por cima (para que ela não perca a sua cor durante o cozimento - dica!). Leve cebola e alho para dourar, junte as cenouras, o molho de tomate, caldo de carne ou galinha, água e cozinhe tudo em uma panela de pressão por uns 8 a 10 minutos. Bata tudo no liquidificador e deixe reduzir até o ponto que preferir. Nesse caso, eu gosto bem cremosa, quase uma papinha de criança.

Acompanhe com torradinhas feitas em casa, porque é tudo nhem-nhem-nhem pro seu coraçãozinho. Eu usei umas que também deram errado, só pra manter o tema... hohohoho

Sirva com uma colherada de requeijão que vai se derreter com o calor da sopa e vai aquecer seu coração partido, vai te acalentar um pouco para segurar a onda da semana peluda que vem pela frente, vai te dar uma perspectiva de que nem tudo que você espera é necessariamente bom, como também nem tudo que você transforma dessa expectativa frustrada será exatamente ruim.

Um comentário:

Wal disse...

Olá querida! Vida de dona de casa é assim mesmo né... a gente pretende fazer algo e daí não dá e daí inventamos uma coisa nova que dá super certo né!
Parece uma delícia esta sopa!
Beijinhos!!!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas