SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

terça-feira, junho 28, 2011

Samba de Uma Nota Só
1960
Samba Bossa Nova - 1960

Newton Mendonça e Antonio Carlos Jobim

Interpretação: João Gilberto


Estes dois magníficos músicos compuseram a dupla mais famosa e mais importante do início da bossa nova.
Juntos compuseram "Desafinado", "Samba de Uma Nota Só", "Meditação", "Discussão" entre outras tantas. Foram dois grandes músicos e letristas.
Newton Mendonça nasceu no Rio de Janeiro em 14/02/1927 mas de 1933 a 1939 viveu em Porto Alegre, São Luiz onde estudou violino e Aquidauana (MS); de volta ao Rio ingressou no Colégio Militar, onde ficou conhecido como "Newton Gaitinha" por não se separar nunca do instrumento; aos 13 anos iniciou seus estudos de piano clássico.
Em 1942 já morando em Ipanema, conheceu Antonio Carlos Jobim de quem se tornou amigo e parceiro.
"Samba de Uma Nota Só" é considerada canção emblemática da bossa nova, ao lado de "Desafinado", "Chega de Saudade" e "Garota de Ipanema".
Newton Mendonça faleceu precocemente em 22/11/1960 não tendo tido tempo de usufruir o grande sucesso de suas composições.

Dárcio Fragoso





Samba de uma nota só

Samba Bossa Nova

Tom Jobim e Newton Mendonça

Interpretação: João Gilberto

Eis aqui este sambinha feito numa nota só
Outras notas vão entrar mas a base é uma só
Esta outra é consequência do qua acabo de dizer
Como eu sou a consequência inevitável de você



Quanta gente existe por aí que fala tanto
E não diz nada ou quase nada
Já me utilizei de toda a escala
No final não sobrou nada não deu em nada



E voltei pra minha nota como eu volto pra você
Vou contar com a minha nota como eu gosto de você
E quem quer todas as notas ré, mi, fá, sol, lá, si, dó
Fica sempre sem nenhuma fica numa nota só



Música: Samba de Uma Nota só
Autoria: Tom Jobim e Newton Mendonça
Interpretação: João Gilberto
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
Projeto ,Formatação e Edição Final : Marilene Laurelli Cypriano

Um comentário:

Tempestade disse...

Oie, bom dia flor do dia..rs

Tem uma brincadeira no blogue "flores no Caminho", vai lá e se gostar, participe...beijoss

Nina ⊱✿✿

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas