A Igreja celebra hoje, 23, em todo o mundo a festa de Corpus Christi ou do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
A festa remonta ao século XIII e foi instituída pelo papa Urbano IV. Chamam a atenção, em muitos lugares, os tapetes coloridos feitos nas ruas para a procissão com o Santíssimo Sacramento.
Segundo o padre italiano Augusto Bergamini, no livro “Cristo, festa da Igreja – O Ano Litúrgico”, a festa de Corpus Christi “é produto da devoção eucarística medieval ocidental” e surgiu para afirmar a presença real de Cristo na Eucaristia “contra os erros de Berengário de Tours”, sendo estendida a toda a Igreja pelo papa Urbano IV em 1264.
De acordo com Bergamini, a reforma do Vaticano II deu uma denominação mais completa à festa ao mencionar não apenas o Corpo, mas também o Sangue de Cristo.
De acordo com Bergamini, a reforma do Vaticano II deu uma denominação mais completa à festa ao mencionar não apenas o Corpo, mas também o Sangue de Cristo.
6 comentários:
Leninha..bacana você compartilhar estas informações conosco.
Eu sempre aprendo algo com vc!!
Um grande beijo., com carinho..
da sua amiga,
Ma
Muito bom,Leninha! E aqui, pena que a chuva estragou parte da programação!beijos,chica
É um dia que se deve festejar e refletir.
Beijos.
Leninha, sua postagem foi de muito valor. Adorei aprender que o Concílio Vaticano II, acrescentou o sangue também neste rito tão maravilhoso onde declaramos publicamente o nosso amor para o Corpo e Sangue de Cristo!. Olhe só por vc ter sido sempre tão carinhosa, eu lhe passei um desafio maravilhoso. Eu adorei fazê-lo. Passe lá no Alquimia para vc ver o desafio. Bjbj bjbj!!!
Amiga Leninha,
que saudades de tudo isto! Mesmo no frio, os fiéis levantam cedo pra ajudar a enfeitar o trajeto da procissão.
Em poucas linhas você expressou bem esta linda festa religiosa.
Beijos
Sempre com postagens informativas e interessantíssimas, Leninha!
Ainda outro dia conversávamos aqui em casa sobre o significado dessa festa...
Sabe que quando eu era criança, minha mãe e irmãs sempre participavam da decoração das ruas para a procissão do Santíssimo Sacramento... Eu ficava fascinada com a beleza daqueles tapetes infindáveis! E durante a procissão, ao invés de me "concentrar" do motivo da festa, ficava observando e "viajando" nos desenhos e decorações.. rsss
Agora pouco deu uma passadinha no bloguinho da Ana Paula, e fiquei encantada com meu poeminha lá! Que amor! Obrigada, amiga querida, por tanto tarinho!
Um beijo grandão e um ótimo fim de semana pra você também!
Postar um comentário