SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

segunda-feira, março 09, 2020

12

MEMÓRIAS DE MENINA











>Deixamos a nossa menina de tranças em seu colégio e com grandes amizades já conquistadas...
Sua vida corria mansa e sem grandes sobressaltos,aulas pela manhã,almoço,tarefas da escola e compras para a mãe,após o almoço.De tardinha o lazer na praça,o jogo,as rodas,a brincadeira de passar anel,as histórias que gostava de contar e as amigas  de escutar...
        A amiga Lucina era a mais querida e juntas planejavam conquistar o mundo e enquanto não o faziam,tentavam pequenas aventuras dmenor porte...de uma feita,após a aula de piano da amiga se uniram a outras três para pular um muro e pegar laranjas no quintal de outra colega(na inocência,achavam que não era errado,afinal eram colegas).Não contavam com a presença da mãe da amiga no quintal e esta ao vê-las,começou a gritar::socorro,socorro!!!Subiram correndo o muro e correndo fugiram,mas Lucina,na pressa,esqueceu suas partituras de piano debaixo da laranjeira...que vergonha,no dia seguinte,na escola, a amiga se aproxima,devolve as partituras e diz que a mãe havia mandado laranjas para todas,não precisavam pular o muro para consegui-las...
           Havia tambem a ponte do Dr Brum,uma aventura emocionante para todas,menos para ela...a nossa menina não tinha coragem de atravessar a ponte que não tinha guarda mão e balançava sobre o rio,atemorizando-a.As outras meninas enfrentavam a ponte galhardamente,mas ela nunca conseguiu esta proeza. 
          Mas a praça,com seu belo relógio,era ainda o local preferido ,ali se reuniam para combinar passeios,para as conversas da tarde e para os primeiros flertes,assunto ainda proibido,mas a curiosidade já começava a despertar.
..............................................................................................


         Novamente o pai chega em casa com uma novidade: estava comprando uma casa, na rua São Pedro, lugar privilegiado da cidade, perto do centro ,arborizada e com uma pracinha linda bem próxima à casa.Que felicidade tomou conta daquela família! E foram todos juntos ao encontro do sonho, há muito acalentado pela mãe. Foi a alegria de todos, uma casa de dois pavimentos ,com uma escada lateral, conduzindo a uma simpática varanda, ideal para as plantas, samambaias, antúrios, avencas e tinhorões de todas as cores.

 Um novo capitulo está prestes a começar na vida de nossa menina,uma nova rua,novas amizades,novos sonhos a serem acalentados...e a pracinha era linda,com caramanchão,canteiros com flores e uma promessa de dias muito felizes.Ah,e o jornaleiro morava perto e era um italiano de sorriso bondoso,o Sr Emilio Mannarino,cujas filhas eram suas colegas:Ozilia e Atia,lindas e alegres,oriundas de uma familia feliz e enorme na quantidade de pessoas  e na generosidade dos corações.
 Grandes coisas ainda acontecerão na vida de nossa menina,ainda de tranças e laço de fita nos cabelos.Aguardem.Voltarei daqui a 7 dias.
     Bjssssssss,
              Leninha

11 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Olá:- Estórias de juventude sempre maravilhosas de recordar e/ ou falar do conhecimento sobre essas.
Quem de nós nunca saltou o muro a fim de ir "furtar" umas laranjitas, clementinas, maçãs, uvas,pêssegos, entre outras frutas? Se calhar todos nós algum dia o fizemos.

Esperando a continuação da Estória
.
Saudação poética

chica disse...

Quando ela está enturmada, aparece nova rua, nova casa e lá se vai ela tudo encarar...Vamos acompanhando! bjs, chica

manuela barroso disse...

Ora vamos lá ver se consigo lembrar o comentário que tinha feito e desapareceu ...
...Mas uma vez que a nossa menina já esbanjava alegria com as coleguinhas que a acompanhava , levando- a a apreciar as peripécias próprias da idade , a maior emoção realmente deve ser o sonho realizado de uma nova casa e em lugar aprazível.
Com isso uma nova vida recomeçará . Veremos até onde a levarão todas as emoções de um coração adolescente nessa nova situação e felicidade.
Mais uma vez se convive com a alegria que sempre te caracterízou e que ainda hoje faz de ti pessoa com vida de adolescente e coração de menina.
E continua minha doce Leninha, a seres como és . A força, juventude e sorriso contagiantes
Um grande e terno abraço 🤗❤️

Leninha Brandão disse...

Minha querida,doce e meiga amigairmã Manu!
E esta menina que em mim ainda vive, se sente feliz ao perceber que do outro lado do oceano existe uma alma gêmea a vivenciar e se alegrar com as peripécias da menina de tranças. Tu que vieste, dez anos atrás, para iluminar a vida e a alma de alguém que vibra com teus poemas e se delícia com o teu incentivo. Tu, que vivendo tão longe, sentes as delicadas nuances que atravessam a vida desta tua amiga.
Só sabemos do hoje, desta atual vida que Deus nos deu... onde estávamos antes? Só saberemos quando partirmos para o outro lado...
Um beijo carinhoso! E um afago!

Leninha Brandão disse...

Estimado amigo Aurélio,
Obrigada por me enviar o teu pensamento e o teu incentivo para continuar. Obrigada por tuas palavras vestindo a alegria de viver!
Fui à tua página e amei os teus poemas repletos de lirismo.
Um abraço carinhoso!

Leninha Brandão disse...

E tu, amada amiga Chica, fiel companhia nesta minha visita ao passado, o que posso te dizer, a não ser agradecer de coração, as carinhosas palavras tão cheias de carinhoso afeto!
E estou devendo uma postagem sobre as freiras...procurei encontrar porém não consegui. Mas promessa é dívida: farei uma nova e espero ser fiel às minhas lembranças antigas.
Um beijo carinhoso, minha querida!

Dalva Rodrigues disse...

Momentos maravilhosos e por isso inesquecíveis, Leninha!
As travessuras e gostosuras da infância são deliciosas de ouvir,queria ter registrado todas as aventuras que meus antepassados contavam antes que se perdessem no tempo e na memória.
E la´vai a menina novamente mudar, pelo menos dessa vez foi para a mesma cidade e para uma casa mais legal, que aventuras aprontará!
Abração, querida, Leninha!

Leninha Brandão disse...

Dalva querida,
Em minha 🏠, tínhamos o hábito de conversar após o jantar e as aventuras que meu pai e os irmãos contavam dariam para escrever um livro. E eu, menina curiosa que sempre fui, não perdia um detalhe, admirada com os meus"heróis" da época.Algumas, ainda me recordo e um dia escreverei sobre elas. Porque não faz o mesmo?
Obrigada por suas carinhosas palavras, minha querida amiga!

Dalva Rodrigues disse...

Leninha, era mágico ouvir esses causos...Infelizmente a memória deles é muito vaga, as histórias completas são poucas, as vezes alguma coisa ativa o gatilho e lembro um pouco. Escrever é bom que ajuda a fixar na mente.
Qdo minha vó fez 100 anos eu pedi p ela me contar uma história que ela contava sempre e gravei...Acredita que nessa de transferir de fita VHS para CD, não sei o que rolou que o CD está vazio, fiquei tão triste, o original se foi...queria escrever sobre, mas teria que ter inventar no texto e neste caso não queria fazer isso.
Adoraria ler os causos contados por você, amiga!
Deu corda, escrevi um testamento! rs bjs

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de muita paz, querida amiga Leninha!
Demorei a passar, apesar de já ter visto o post.
Chegou a hora de, sem pressa, vir deixar meu carinho particular e apreciar as novas aventuras da futura mocinha que já chegará.
Fotos lindas, memória bem fresca apesar do tempo ter passado...
A menina de trança fez estrepolias, viveu...
Tenha dias abençoados e felizes!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Leninha Brandão disse...

Chegou em ótima hora, minha querida Rosélia! E o seu carinho é sempre bem-
vindo!
Obrigada, minha amiga!Que a sua noite também seja repleta de muita paz e muita alegria!
Um beijo carinhoso e um abraço grande!!!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas