SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

quinta-feira, março 26, 2020

Menino Passarinho


De volta ao meu sótão, premida pela necessidade de isolamento , devido à pandemia do coronavírus que está aterrorizando o nosso planeta Terra.

Hoje acordei dentro de meu sonho de menina: um quarto em um sótão de onde pudesse ter a visão do horizonte,montanhas azuis recortadas ao longe e um espaço para sonhar os meus sonhos,viver minhas lembranças, ouvir o chamado de

um tempo, não melhor, mas de uma intensidade diferente.
      Hoje vislumbro, nesta fresta aberta pelo sonho,uma menina/adolescente sonhadora e romântica,ingênua e feliz,apaixonada pela vida e pela natureza,pelos dias ensolarados e pelas tardes amenas,pelos sons externos e internos,que a conduziam em um galope desenfreado,da mais completa alegria ao mais profundo ensimesmamento(citando Luna),mas sentindo sempre que "é melhor ser alegre que ser triste,alegria é a melhor coisa que existe.....".
    Voltando ao sotão,razão de toda esta divagação, digressão, meditação, mudei-me para ele e estou, assim, em estado de graça(só não digo que já posso morrer porque tenho muito amor à vida e minha avó me ensinou que os Anjos dizem Amém sempre e se deve ter cuidado com o que se diz), em uma alegre paz e, ouvindo todos os passarinhos verdes e de todas as outras cores ,maritacas desnorteadas, canários cantantes, sabiás laranjeira, azulões e vários outros, nesta manhã, tão bonita manhã de primavera, no outono de minha existência.
....................................................................................................................................................................

E me vem à memoria uma melodia, perfeitamente condizente com este meu espírito de moradora de um sótão: MENINO PASSARINHO - PAZ DO MEU AMOR,de Luiz Vieira e na voz INESQUECÍVEL de JESSÉ. 

8 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz e saúde, querida amiga Leninha!
Tão bom ter um sótão para reviver lembranças e afundar nas boas memórias.
A adolescência é uma fase intrigante.
Vamos acompanhando com boa expectativa.
Tenha dias abençoados na proteção contra o vírus impiedoso!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

chica disse...

Vim rapidinho pra te acompanhar e além da leitura fazes com que voemos como passarinhos nessa canção! Adorei! beijos, chica

Toninho disse...

Linda divagação querida e este sótão é famoso e faz recolhimento com encantamento, que o torna romântico. Poder ver o horizonte é lindo e reparador de nossos olhos no momento enquadrados com coisas tristes.
Bom sempre ler seus encantos.
Um menino passarinho com vontade de voar...
Sempre este sonho amiga.
Beijo e cuide-se bem para reencontrar os abraços.

Jô Turquezza disse...

Ah tudo que eu queria no momento seria um sótão.
Só entrei em um, há muitos anos e adorei.
Comecei a ouvir o menino passarinho ... que maravilhoso!
blogjoturquezzamundial
Beijos.

manuela barroso disse...

Oh, que maravilha de texto poético , minha querida Leninha!
Não quereria de estar contigo nesse momento pois sei bem que escrever .é um acto solitário e que quando o rio passa , devemos respeitar a sua corrente para que deixe nas margens as imagens que vai colhendo no seu curso
Fiquei fascinada com esta tua meditação e imagino.te nesse ambiente de paz que além do colorido , tens a sinfonia de todos esses instrumentos que só a Natureza nos pode oferecer !
Bendita sejas por permitires passear contigo nessas veredas do pensamento , instalando no meu coração verdadeiros momentos de interiorização e paz !
Bendita sejas !
Beijinho 🌷🌷🌷

Leninha Brandão disse...

Como sempre tuas palavras me encantam e conduzem aos recantos mais profundos da alma...abençoada és por me enviares este refrigério nesta época de tanta tristeza e insegurança. Escrever é realmente um exercício solitário, porém nos proporciona respostas que nos trazem luz e calmaria ao espírito tão envolvido por notícias que a todo momento nos chegam e apavoram.
Haja concentração e desvelo para criar uma barreira entre o Eu e a realidade...por vezes tenho que me isolar no meu sótão, refúgio e abrigo, amparo e útero materno. O distanciamento social trazendo no bojo a saudade dos filhos e netos precisa ser compensado por um momento de alma livre, pássaro liberto de toda a opressão da gaiola...

Dalva Rodrigues disse...

Mais um texto maravilhoso, querida Leninha, abriu a janela de seu sótão para compartilhar toda beleza e sensibilidade que habita em você, além da paisagem e vida que habita lá fora que simplesmente acontece.
Que memórias encantadoras, sempre me emociono por aqui.
Abração e cuide-se.

Beatriz Bragança disse...

Querida Leninha
Obrigada pelas amáveis palavras que deixou no meu blog.
Devo dizer-lhe que me comovi imenso, porque dei comigo a cantar(já não me recordo da letra toda, mas sim da música) esse Samba da Benção, de Vinicius de Moraes, que diz que «É melhor ser alegre que ser triste,
A alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração».
E é isso que a Leninha me traz, quando a leio: a luz no coração.
Estou alegre, porque existo e os meus estão todos bem, mas, de vez em quando, também sinto necessidade de «ir até ao sótão das recordações». Creio que todos, neste momento.
Obrigada pelo seu texto.
Um beijinho
Beatriz

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas