SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

quinta-feira, novembro 28, 2019



Memórias de uma senhorinha


Ousadia



Apesar de todos os medos, escolho a ousadia.
Apesar dos ferros, construo a dura liberdade.
Prefiro a loucura à realidade,
E um par de asas tortas
Aos limites da comprovação e da segurança.
Sou assim.
Pelo menos assim quero fazer:
A que explode o ponto e arqueia a linha,
A  que traça o contorno que ela mesma há de romper.
A máscara do Arlequim não serve
apenas para o proteger quando espreita a vida,
mas concede-lhe o espaço de a reinventar.
Desculpem, mas preciso lhes dizer:
EU quero o delírio.

Lya Luft





E a nossa senhorinha também queria  o delírio e a beleza, a claridade da inocência, os azuis extremos e os poentes rubros. O concavo e o convexo, o brilho luminescente das estrelas e as auroras carregadas de orvalho. E olhava o rio profundamente azul , o céu sem nuvens e a vegetação em todos os tons de verde de sua paleta de tintas e as garças que sobrevoavam as águas, agradecendo a Deus pelo dom da vida e pela oportunidade de presenciar tanta beleza.


.................................................................................................


Uberaba, uma bela cidade do  Triângulo Mineiro, banhada  pelo Rio Grande, que fez nossa Senhorinha vibrar com a sua beleza...águas cristalinas  e ,para ela, acostumada com os rios estreitos e escuros das cidades onde vivera, um deslumbramento, um  poema de Manoel de Barros, um mar com o nome de rio.
Mas, deveria continuar a viagem e sua última parada seria Iturama. E a nossa senhorinha era como o passarinho do poema de seu poeta predileto: amava o voo e gostava de ser "passageira"...ou seria uma andorinha?

Passarinho mais andarilho que conheço é andorinha mesmo. Elas mudam de lugar nas estações do ano. Depois vêm voltando. 

Manoel de Barros






Deixou de observar o rio e dirigiu-se à Estação Rodoviária...do silêncio para o burburinho...pessoas de um lado para outro, fisionomias cansadas de longas viagens, chegadas e partidas...
...e seria novamente uma longa viagem.
Após um pequeno lanche entrou no ônibus e tomou o seu lugar.O ônibus, com seu balanço, a fez dormir...e mais uma cidade, outra Rodoviária.

  A nossa Senhorinha ficou maravilhada com a cidade :Frutal, simpática cidadezinha ,parada do ônibus para um cafezinho. 
E encantou-se com a beleza da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, com o magnífico por do sol como pano de fundo.





Frutal 



Outras cidades surgiriam ainda , não as mencionarei para não me alongar.E, também porque a nossa amiguinha, contemplava o rio e imaginava a Baronesa Alice a fazer o mesmo, do fundo de seu quintal. Uma rede ,tendo como apoio duas frondosas árvores ,era o seu refúgio nas tardes quentes...um toque de requinte , lampiões  a gás em postes de madeira torneada cercavam a alameda que conduzia ao rio...uma visão privilegiada estava diante de seus olhos.
A paisagem é magnífica. O recorte azulado e sombrio da serra contrasta com o verde dos campos e as cores outonais das vinhas e searas.Avistava a velha ponte romântica e, do lado direito, um moinho de pedra, tal qual uma sentinela das águas calmas e tranquilas.
Uma novidade a aguardava ao chegar em casa...uma carta do seu amado, doce missiva a anunciar a sua chegada dentro de quinze dias. A alegria tomou conta de seu coração e a sua primeira atitude foi ir até a Igreja para agradecer  a Deus a benção alcançada. 

Igreja de Estorão    ( Fonte Wikipedia)

E, mais tarde, providenciaria um sarau para a recepção ao seu amado. Doces finos, salgados elaborados e vinhos nobres comporiam a mesa para receber os convidados.
Baile da Ilha Fiscal

Guardadas as devidas proporções, seria uma festa que ficaria na memória de todos como a mais próxima ao grande baile da Ilha Fiscal ao qual comparecera com o amado.
As músicas  foram escolhidas a dedo, de modo a agradar a "gregos e troianos"...só não poderia deixar de lado a sua musa inspiradora, Chiquinha Gonzaga, ousada e corajosa, vibrante e batalhadora, perfil parecido com o seu e dona de um repertório inconfundível. 
Sua vida foi marcada pelo sucesso na música, o desafio à sociedade patriarcal do período regencial e à luta abolicionista.
A participação de Chiquinha Gonzaga no cenário artístico brasileiro foi fundamental para a definição da identidade musical do País no início do século XX.
Entre as obras mais conhecidas de Chiquinha Gonzaga está a marcha carnavalesca "Ó Abre Alas".

Chiquinha Gonzaga
Vamos , porém, deixar a Baronesa Alice  às voltas com os seus preparativos para a festa...farei uma pausa, mas, aguardem. Eu voltarei. Com certeza.
Leninha Brandão



10 comentários:

chica disse...

Adoro te acompanhar e gosto muito do Manoel Barros! Gostei de aqui estar novamente! bjs,tuuuuudo de bom,chica

Leninha Brandão disse...

Minha querida amiga Chica,
Também acho sempre muito bom, encontrar você aqui e nos seus blogs. Obrigada por suas palavras tão carinhosas! Um beijo!!!!

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz interior, querida amiga Leninha!
Um misto de literatura, beleza, romantismo, sonhos encantadores.
Leninha, minha amiga, cada vez mais poética na prosa e cativa a leitura post após post.
Espero a senhorinha com boa expectativa.
Tenha dias felizes e abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Leninha Brandão disse...

Minha querida amiga Rosélia,
Espero que seu dia de Ação de Graças tenha sido muito feliz e abençoado.E que você tenha uma noite tranquila ,repleta de muita Paz.
Muito lhe agradeço por seu carinho e por seu incentivo de sempre. É com alegria que leio todos os seus comentários pois sinto que vem do coração.
Bons sonhos, minha querida!!!!

Dalva Rodrigues disse...

Leninha, é uma delícia viajar em sua narração, as fotos lindas completam nossa imaginação, uma aventura!
Abração e bom final de semana!

Leninha Brandão disse...

Dalva querida,
Feliz e agradecida por suas palavras e com o coração acarinhado por sua visita. Sentiu alguma dificuldade para ler? Mudei o tamanho das letras e também a formatação. Em meu celular ficou legal, mas no computador, nem tanto. Gostaria de saber a opinião de quem lê.
Um beijo carinhoso e o desejo de que tenha um fim de semana muito feliz e abençoado!

Dalva Rodrigues disse...

Oi Leninha, ia mesmo falar sobre isso e acabei esquecendo. Eu adorei a nova resolução, tenho dificuldade em visualizar as letras pequenas, sempre tenho que dar zoom, mesmo pelo notebook, agora ficou ótimo!! O Layout também está muito legal, clean! Quando acessar pelo celular (raro entrar) vou ver como está por lá e te falo.
Abração!

Leninha Brandão disse...

Muito obrigada, minha querida amiga Dalva! Sua opinião foi muito importante para mim. Vou continuar seguindo este formato.O meu abraço carinhoso pra você!

manuela barroso disse...

Minha doce Leninha,
Mais uma vez nos maravilhas com o teu dom de de romancista! Mas olha só como foste entrelaçar a história da nossa Senhorinha com a da Baronesa Alice, dando ao mesmo tempo continuidade às duas narrativas de forma que haja um paralelismo romântico entre estas duas personagens tão bem trabalhadas e cheias de carisma.
Quanto à nossa Senhorinha, sabendo das suas andanças cheias de peripécias na sua charrete, já a entendo como vendo um enamoramento em tudo o que a circunda: quer a natureza e seu colorido que ela vê com particular encanto dada a sua sensibilidade, quer o redemoínho das pessoas com seu afã.
O que me admira demais é a tua arte na ficção! Estou deveras curiosa com o rumo da história que te vai nascendo e que longe de ser densa, é de uma leveza incrível.
Para isso contribui o teu estilo de escrita, o teu nível literário com um estilo cheio de frescura .
Parabéns, minha querida Leninha.
Renasço cada vez que te leio porque contigo o tempo volta para trás!
Um beijinho muito carinhoso!

Leninha Brandão disse...

Voltar para trás... muitas vezes é o que nos move e acabamos esquecendo o hoje. A nossa Senhorinha era movida por este hábito e tenta , até hoje, não se deixar levar pelo passado...aprender a viver o "agora" é o seu propósito, mas as lembranças sempre voltam muito fortes à sua mente. Mas, para que isto acontecesse, seria necessário um presente mais vibrante, tal como foi o passado.E a história da Baronesa, que , de início, me atemorizava, vem fluindo com naturalidade, vem "pronta".
Fico muito agradecida às suas palavras que me auxiliam e me levam sempre a tentar melhorar. Obrigada, minha doce e meiga amiga Manu! Um beijo carinhoso e forte o suficiente para atravessar o oceano.
Que Deus a abençoe!!!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas