SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

segunda-feira, novembro 18, 2019


Memórias de 
UMA SENHORINHA
Nossa senhorinha , de volta á casa, após as cansativas negociações em Belo Horizonte, se refugia em seus sonhos e passa a imaginar a continuação da história da baronesa, lago tranquilo e transparente no qual se viam flores e nenúfares, encanto e poesia...
E pensava que necessário se fazia deixar de lado aquilo que se julgava prioridade e que para os outros não passava de " caprichos de moça da cidade grande"...e a vida tem esta arte, a magia de nos libertar daquilo que nos apaga o sorriso...e este sorriso fazia parte da vida de nossa " menina dos cachos" desde a infância, lá na longínqua Manhumirim.
Calçou então as suas botinas e deixou que o pensamento viajasse para o mundo da imaginação onde nada era proibido e não havia barreiras para os seus sonhos.


Uma casa para a baronesa



Após a longa viagem, cansativa e demorada, encontraremos a nossa baronesa  já instalada em sua casa, herança dos avós portugueses. Não tinha a riqueza da casa paterna, porém correspondia perfeitamente às suas necessidades atuais. E ela já sonhava com a criança correndo pelo jardim, cachinhos ao vento e a sua vozinha a chamá-la, meiga e doce criaturinha que traria luz e sol à sua existência. 
Contratou uma costureira e empenhou-se na confecção do enxovalzinho elaborado com peças de finos tecidos, rendinhas e cambraias , linhas e agulhas.                                

 E , aos poucos, foi-se desenhando o ambiente em que viveria aquela criança já tão amada e desejada, fruto de um amor  intenso e destinado à eternidade.



 Uma carta, relatando toda a magia do local, foi enviada para o seu amado que já deveria estar ansioso por notícias,principalmente após ter recebido a missiva anterior em que punha um ponto final ao 
relacionamento, deixando-o sem esperanças , totalmente sem esperanças.E esperança era o que habitava o coração e a mente da baronesa, inteiramente devotada àquele amor e aos preparativos que tornariam a casa um ambiente propício à uma vida tranquila e feliz.A decoração, rústica e aconchegante, retratava o espírito da aldeia...as paredes de pedra, a lareira, os tapetes de tear manual traziam o calor necessário à sala de estar. Do teto alto pendia um belo lustre iluminando o ambiente. Confortáveis poltronas ofereciam o conforto e a total harmonia com o ambiente.







Canção do Amor

Tu és a corça e eu o cervo,
pássaro tu e eu a árvore,
o sol tu e eu a neve,
 tu és o dia e eu o sonho.
De minha boca adormecida
à noite um pássaro de ouro voa a ti:
tem a voz clara, multicolores asas,
e vai cantar-te a canção do amor
 - e vai cantar-te a canção de mim.

Hermann  Hesse

Enquanto passa o tempo faremos uma parada para um descanso.
E deixarei que aguardem em boa companhia...
Voltarei, com certeza.
Leninha Brandão

10 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de nova semana, querida amiga Leninha!
Uma escrita tão linda que embala o sonho da noite com ternura angelical.
Que livro bonito sairá das páginas aqui lidas!
"E a vida tem esta arte, a magia de nos libertar daquilo que nos apaga o sorriso"...
Tenho meditado nisso pois o sorriso é o epelho d'alma e apagá-lo é danificar corpo e espírito, certamente.
Vou olhando as imagens com que você ilustra que são lindas, as cambraias, como gostei do delicado vestido ou blusa antigos.
Espero a volta com alegria que sinto agora na despedida da nova página.
Tenha uma semana feliz e abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Leninha Brandão disse...

Amiga muito especial e querida,
Mergulhar na vida da baronesa era a saída que nossa senhorinha encontrava quando os problemas se avolumavam. Hoje acredito que era uma fuga e que esta não é a solução mais adequada.
Agradeço profundamente sensibilizada as rosas de suas palavras. Um beijo carinhoso pra você!

Anônimo disse...


Lindo sua história de hoje! A menina dos cachos e botinas viajando para o mundo da imaginação onde tudo é livre.

Leninha Brandão disse...

Marilda querida,

A nossa menina sempre gostou de ser livre... não podendo fazê-lo na sua vida profissional, fugia para o mundo dos sonhos e da imaginação.
Obrigada por entendê-la...muitos não o fizeram.
Um beijo carinhoso!

manuela barroso disse...

Oh minha tão querida Leninha ! Mas que encanto de imagens cosendo o tecido de tuas palavras ! Quanta delicadeza no mundo que recrias à nossa baronesa , com as rendas e cambraia que bordam também o teu coração .!
Para mim a baronesa não está em fuga mas antes procurando um refúgio para dar continuidade ao seu amor , longe da futilidade da vida que não tem saída .
A tua imaginação é fantástica ao lhe proporcionares uma família bem pertinho dos teus antepassados e que um dia irás conhecer .
Adorei a simplicidade da casa em granito com a já quase opulência ( em contraponto) com os exteriores .
Pensas em tudo , até no conforto digno de uma baronesa .
Ler -te é bom demais da conta . E sim , saio com vontade de voltar .
Um grande e carinhoso beijinho nos teus cachos !

Leninha Brandão disse...

Minha doce e meiga amigairmã Manu,
Não devo negar que teus comentários são um carinho sempre especial e muito esperado...alegrias a minha manhã chuvosa e gris...e a menina dos vinhedos vem trazer alegria e mais sonhos à menina dos cachos. O sonho de uma vida feliz para a baronesa é muito semelhante ao meu e as cambraias e linhos vem guarnecer e alimentar os mesmos... é um sonho romântico? Sim, porque ai de nós se não fosse o romantismo...a vida transcorrerá muito árida e sem sabores e aromas. E a sua beleza é feita por nós.
Obrigada por tuas palavras e por teu carinhoso afeto.
Um beijo e um afago!

Leninha Brandão disse...

Corrigindo: onde se lê alegrias, leia alegras.

" R y k @ r d o " disse...

Boa tarde:- Sublime e doce imaginação. As flores sobre as botas, pela originalidade, está maravilhoso.
.
…………… Poema ……………
^^^ Impuros Desejos ^^^
.
Deixando um abraço.

Leninha Brandão disse...

Muito obrigada pela visita e opinião.Um abraço!

Dalva Rodrigues disse...

Leninha, querida, que narrativa mais deliciosa, a gente vai criando as imagens tão bem descritas junto aos sentimentos dos personagens, show!!
As fotos também estão delicadas e harmônicas, amei a roupinha de bebê!
Adorei ler!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas