SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

sábado, novembro 09, 2019

 Memórias de uma senhorinha








E vamos encontrar a nossa senhorinha a alinhavar sonhos e colher estrelas enquanto se debruça sobre a história da baronesa e mergulha em seus pensamentos. Planos de uma nova vida, esperança com nome e endereço de uma aldeia que já se descortinava e lhe acenava com uma promessa...

..............................................................

A nossa senhorinha havia lido sobre a aldeia:



Ali bem pertinho de Ponte de Lima a escassos 6 km, junto a uma ponte romana, o Moinho de Estorãos convida a uma estadia romântica no seio da natureza. Esta antiga azenha recuperada para turismo no espaço rural, constitui uma unidade autónoma, com quarto, cozinha e sala, preservando o funcionamento da velha mó e a roda de moagem.
A decoração das paredes em pedra confere um ambiente rústico acolhedor com todo o conforto. O mobiliário e objectos tradicionais da terra conferem uma estadia de tranquilidade no campo. No livro de visitantes podemos ler os testemunhos de estadias inspiradoras. A paisagem surpreende pelas belezas naturais e o ar puro da Serra de Arga. Um lugar mágico, em que a poesia do silêncio da natureza faz despertar momentos de emoção embalados pelo ranger da mó nas águas da ribeira, até acordar para tomar um pequeno-almoço com pão fresco e compotas caseiras e partir à descoberta a pé, de bicicleta ou a cavalo nos trilhos .
E este seria o primeiro destino da baronesa com o intuito de desvendar os mistérios da aldeia onde cravaria o seu destino.O silêncio da natureza, a magia do local trariam para ela o encantamento e a delicadeza nos quais sua mente fervilhante se abasteceria para empreender a volta ao regaço das coisas simples.Quantos encantos guardariam as casas e as ruas da aldeia? Quantas histórias o limo daquelas pedras ocultariam?

E eis que chega o tão esperado dia...malas no bagageiro da carruagem e ela, coração aos pulos, se dirigindo ao Rio de Janeiro. Na boléia o fiel cocheiro, triste por estar a conduzir a menina que vira crescer e era um pouco sua filha também
.
...............................................




E o tempo, ah o tempo, que passa célere e caprichoso e a correria para chegar à tempo de pegar o vapor, apagam as últimas lágrimas que teimavam em inundar seus olhos e sua face.Providências devem ser tomadas e conta com a prestimosa ajuda do Jerônimo ( era este o nome do cocheiro)para transportar a bagagem (que não era pequena)para o vapor que já estava atracado no cais.Pessoas iam e vinham em um constante movimento de chegadas e partidas, umas felizes e radiantes e outras carregando o peso do mundo em suas fisionomias.Mas a vida é assim mesmo.

O correr da vida embrulha tudo
A vida é assim;esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta
O que ela quer da gente é coragem.
Guimarães Rosa 

...e coragem não faltava à Baronesa e muito menos à nossa Senhorinha que, dia após dia,fazia do magistério uma missão, não deixando porém de ir á luta por seus direitos.E que não se furtava de liderar uma greve, mesmo tendo que enfrentar a rejeição de todas as colegas, mansas ovelhinhas que caminhavam para o " abate" com um sorriso nos lábios,escondendo a mágoa pelos salários atrasados, ínfimos salários que nem de longe compensavam as horas de fadiga em casa, preparando os planos de aula e as horas de total dedicação aos alunos dentro da sala de aula.
E ela, corajosa e galhardamente, tomou para si a responsabilidade de iniciar a greve e de ir até Belo Horizonte se unir aos demais professores na luta por seus direitos.
Porém este é um assunto para a próxima semana...já me alonguei demasiadamente.

Eu vou, mas voltarei!!! Aguardem!!!




13 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de Sábado, querida amiga Leninha!
Uma beleza de conto que dá um livro inusitado. Gostaria muito de vê-lo publicado, amiga.
Dois questionamentos me chamaram atenção:

Quantos encantos guardariam as casas e as ruas da aldeia? Quantas histórias o limo daquelas pedras ocultariam?

Bem assim eu penso cada vez que passeio e contemplo os lugares, particularidade e outros...
Não dá para ver só as aparências... é preciso entrar na cena do mirado.
Tenha um lindo final de semana de bênçãos!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

https://espiritual-marazul.blogspot.com/

Leninha Brandão disse...

Minha querida amiga Rosélia,
Também penso assim a cada vez que visito uma nova localidade. E a cada pessoa nova que fico conhecendo...minha cabeça é como a da Baronesa, um emaranhado de pensamentos que se atropelam e se confundem, confundindo a mim também.
Obrigada pelo carinho de sempre. Um belo fim de semana para você!

Dalva Rodrigues disse...

Leninha, que aventuras para essas duas mulheres fortes, nestes tempos passados mais ainda. Muitos não consideram o passado e suas lutas qdo usufruem hoje de conquistas lá do passado. Precisamos de pessoas que lutam, grande senhorinha, ontem e sempre!!
Abração e ótimo domingo!

Leninha Brandão disse...

Oi amiga muito querida!
Pois é, Dalva, para aquela época era mesmo muito necessário um espírito forte e aventureiro, visto que as pessoas eram muito medrosas e davam uma importância grande ao " o que os outros vão pensar".
Você assimilou bem o sentimento da senhorinha. Grande sensibilidade! Obrigada, amiga!!!!

chica disse...

Tão lindo te ler,Leninha e nos colocas naquele cenário muito bem! Gosto de acompanhar e esperamos mais e mais! bjs, chica

Leninha Brandão disse...

Minha querida amiga Chica,
Bom demais da conta saber que gostou ! Este incentivo é o que me faz prosseguir. Muito obrigada! Um beijo carinhoso!!!

Maria Luiza disse...

Leninha eu vi tudo! Cena perfeita relatada! Que amor. Adorei! Falas das frustrações e do amor das professoras. Abraço com admiração, querida!

Leninha Brandão disse...

E estás frustrações continuam até hoje, não é mesmo? Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas.
Um beijo carinhoso pra você!!!

Leninha Brandão disse...

Corrigindo: estas

Mrilda Vianna disse...

Ah Dedêzinha que histórias tão comoventes e repletas de aventura e que nos transportam para outras épocas, com a senhorinha e com a baronesa. E, quando termino a leitura fica um gostinho de quero mais...foi tão bom você ter voltado a escrever!!! Até a próxima ...estarei aqui, com certeza!!! Bjsssss

Leninha Brandão disse...

Minha querida e meiga Marilda,
Suas palavras tão delicadas e carinhosas foram direto ao meu coração. É este incentivo que me faz continuar a tecer as minhas Memórias. Obrigada!!!!!

Manuela Barroso disse...

A esperança em todos os contratempos da vida e a fora anímica com que vestes as personagens são a tua imagem , minha querida Leninha.
Quer a baronesa quer a nossa Senhorinha têm o mesmo ideal de enfrentar os senãos da vida não se inibindo de confrontar os problemas com que se deparam. Afinal a vida nem sempre é uma planície com horizontes largos e sonhadores.
Com certeza que a vida da nossa baronesa será um sonho que ela irá completar com uma possível reaproximação do amado em terra acolhedora onde a invasão da cidade esfria e retrai a pacatez da aldeia.
Mas a nossa Senhorinha continuará a sua luta para melhorar a dignidade da profissão tão mal acarinhada pela sociedade e que ela abraça com o maior carinho.
Ler-te, minha doce Leninha, é um bálsamo e ao mesmo tempo alegria e coragem para lutar por dias melhores.
E transmites no teu estilo tão peculiar, essa doçura que entra no coração e nos reconforta !
Tão bom, teres voltado!
O meu beijinho muito carinhoso!

Leninha Brandão disse...

Minha doce e meiga amigairmã Manu,
Saber que estás lendo a alma da Senhorinha, que lês nas entrelinhas e percebes todas as nuances da personalidade aventureira das duas personas, me gratifica e me faz transbordar de alegre entusiasmo. Teu incentivo é muito importante para mim e me anima a retornar com afinco o caminho da Senhorinha...
Obrigada, minha querida. Um beijo e um afago.

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas