SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

sexta-feira, dezembro 06, 2019

Memórias de uma senhorinha



"Vale tudo menos chorar tempo demais. Pois sempre há coisas boas para pensar. Algumas se realizam. Criança sabe disso."
Lya Luft





...porém ela não era mais criança, e,  apesar de estar sempre tentando preservar a " menina dos cachos" das amarguras e amargores da vida, eles teimavam em surgir,  quando menos esperava... a lágrima escondida brotava dentro de seu coração e vinha lhe oprimir o peito de uma forma tal que sentia uma dor quase física,  perto de  explodir. Não queria e nem podia falar com ninguém desta dor...tentava pensar em coisas boas. ...às vezes,  isto é quase impossível. Vinha então, à sua memória, os dias passados em Carangola, da menina de tranças que aprendera a guardar os momentos bons em seu coração e lustrá-los todas as noites (provisão de felicidade), para que estivessem sempre prontos, quando os dias não fossem tão amenos. Olhos fechados passeou por toda a magia que estava reservada há tanto tempo e sentiu uma imensa paz no coração.






.....................................................................





     ..... e vamos encontrar a nossa senhorinha à espera de um novo ônibus para mais uma viagem e mais tempo para pensar e sonhar...desta vez o seu destino seria uma vilazinha escondida e com um nome totalmente em desacordo com a cor do belo Rio Grande...Águas Vermelhas era o nome do lugar, estando
a cor vermelha, na terra que cobria a estrada, e na poeira que penetrava em sua pele e em todos os seus poros. A sua mente voava, tal qual uma pipa conduzida pelas mãos de um garoto , de um lado para o outro ao sabor do vento e das ondulações das nuvens. E a sua alma nômade passeava, ora pela paisagem descortinada da janela do ônibus, ora pelas organzas , cetins e cambraias da existência da Baronesa. Lapidava o seu jeito de olhar e acrescentava mais poesia e mais doçura à personalidade de sua heroína.


E vai ao encontro da Baronesa, agora para encontrá-la feliz e realizada ás vésperas da chegada do amado, com os "olhos cansados de olhar para o além" e o peito dolorido de ansiedade. Guilherme Augusto era o nome que seu coração repetia, na esperança de ser ouvido do outro lado do oceano. Uma avalanche de sentimentos a invadia e passava, da extrema euforia para uma aflição desmedida.
Já havia cuidado de todos os detalhes para o jantar, encomendado os livros mais em voga, com as receitas do Império, e encarregaria suas habilidosas cozinheiras do preparo das mesmas.Um renomado artista foi chamado para elaborar o belo MENU, redigido em francês, como se usava na Corte.Vários modelos trazidos do Brasil foram utilizados para aguçar a inspiração do artista. 





As melhores toalhas, de fino linho bordado , foram engomadas e toda a prataria lustrada. Uma azáfama reinava na casa, serviçais andavam de um para outro lado, nada poderia faltar nem sobrar...tudo deveria ser perfeito.
O salão de festas resplandecia, os jardins ostentavam suas mais belas flores e as escadarias mostravam toda a beleza da sua arquitetura.
A baronesa Alice a tudo supervisionava, encantando a todos com a sua meiga autoridade. Já em avançado estado de gravidez, demonstrava um entusiasmo contagiante e uma agilidade que impressionava a todos.

  Porém, agora, deixarei vocês imaginando e passeando pelos engalanados salões da baronesa ....
já me alonguei em demasia. 
Eu vou, mas voltarei.Com certeza.

17 comentários:

Roselia Bezerra disse...

https://www.idade-espiritual.com.br/2019/12/ame-mais-e-um-convite-especial.html

Ja volto, amiga. Deixo convite e venho ler com carinho. Bjm

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz interior, querida amiga Leninha!
Tem coisas que não queremos falar com ninguém mesmo.
Senti vontade de chorar quando li o que fala sobre a mulher heroina que se fortalece em poesia...
Emocionante, amiga.
O peito dolorido de ansiedade... Sei bem comp e isso, querida.
Vou ler deoois pois está muito cheio de coisas que me apertam a alma...
Tenha uma noite abençoada, amiga!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Dalva Rodrigues disse...

Oi Leninha! Quando somos jovens a ansiedade ainda não está domada, em situações como a de sua heroína e sua espera.
Continuamos a acompanhar as aventuras por aqui.
Abraço e bom final de semana!

Ah, pelo celular a resolução e formatação tá ótima.

Leninha Brandão disse...

Querida amiga Roselia,
A tristeza de nossa senhorinha não possuía mais força que a sua alegria. Seu sorriso habitava a sua alma e lá não havia espaço para a melancolia. Brevemente ela encontrará motivos para se alegrar.
Obrigada por sua solidariedade, minha querida! Um beijo carinhoso!!!!!

Leninha Brandão disse...

Dalva sempre querida,
O amadurecimento realmente aplaca está ansiedade , mais intensa na juventude. Mas, tanto a nossa Senhorinha, quanto a baronesa tinham ainda as emoções à flor da pele...hoje sei que a vida ensina a calma e a aceitação necessárias para se viver em paz..
Obrigada por suas palavras carinhosas, minha amiga. Um beijo e um abraço.

Leninha Brandão disse...

* esta

Roselia Bezerra disse...

Voltei, amiga!
Agora numa parte feliz...
😍
A doce espera do amado... Rs...
Gostei muito da autoridade terna. Muito bom
Também da gravidez estar transcorrendo bem.
Adoro o desfile das cambraias, cetins e outras peculiaridades da época. Que lindeza, minha amiga!
Consegui ler tudo, me emocionar e respirar aliviada ante tanta beleza aqui postada.
Seu blog está lindo.
Tenha um Dezembro bem feliz!
Bjm carinhoso e fraterno.
P.S. obrigada pela resposta ao meu comentário anterior. Adorei. Sorrisos de alma têm que prevalecer

Leninha Brandão disse...

Roselia querida,
Muito obrigada por ter voltado. A parte mais alegre é sempre melhor mesmo... aliás, é melhor mesmo, ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe.... já dizia o Poeta, não é verdade! Bjsssssss

chica disse...

Emoção o que senti só te ler,Leninha! Lindo texto e a citação da Lua Luft bem acertada!
Bjs,ótimo fds!chica

Leninha Brandão disse...

Minha querida amiga Chica,
Muito grato por suas palavras e por seu carinho e atenção. Espero que esteja tendo belos dias ao lado do Gordo e de toda a família.
Um beijo pra vc.

Leninha Brandão disse...

*grata

manuela barroso disse...

Então não sei que esta Senhorinha não se deixa vencer pelos empecilhos da vida porque ela ausculta sempre a cor desmedida do horizonte que lhe traz a felicidade de ver sempre mais e mais longe?
Embora seja comum e transversal a todos quantos lutam pela e na vida, um sinal de fraqueza, esta não se demora na casa da nossa Senhorinha porque ela sacode a tristeza pois sabe que a espera outro sinal de felicidade. E é um exemplo de como não baixar os braços mediante um acaso menos atraente.
A baronesa e o mundo onde se movimenta, é um espectáculo na imaginação da nossa Senhorinha, com todos os ingredientes para manter o suspense , na descrição da festa como se esse fosse o mundo que ela frequentou com a Alice! Um encanto, esses menus trazidos do Brasil, com o devido desgaste do tempo!
A Festa será um burburinho para essas paragens tão rurais mas nem por isso com menos beleza.
Agora esperamos a vinda do Guilherme para que a Alegria volte ao seu coração
E vamos de vento em popa no navio do teu romance tão cheio de romantismo!
Te espero, minha doce Leninha
Um beijinho carinhoso!

Leninha Brandão disse...

Minha doce e meiga amigairmã Manu,
Consegues me deixar sem palavras com tua sensibilidade ao perceber todas as nuances da personalidade da Senhorinha.E deixas a tua marca e a tua meiguice em todas as tuas colocações, sempre brilhantes como tudo que escreves. Trazes brilho e luminosidade à minha história. És a minha inspiração e incentivo... espero sempre a tua reação e vou imprimir mais cores à trajetória das duas heroínas, a Senhorinha com a sua história real e vivenciada e a baronesa, ficção saída dos sonhos e da imaginação de uma menina/mulher que se abrigava nestes sonhos talvez para fugir de uma realidade nem sempre colorida.
E vamos à festa, dançar e aproveitar a beleza dos momentos de romance, pois é de romantismo que se faz a alegria de viver.
Pelo menos na opinião de nossa senhorinha.
Um beijo.

Maria Luiza disse...

Uma pérola, doce encanto de novela! Descrição perfeita, cenas na minha mente! Voltarei sempre amiga Leninha! Abraço grande!

Toninho disse...

Olá Leninha, que bom voltar a ler as memorias da Senhorinha.
Uma mulher determinada, que adorei conhecer por aqui. Que bom
receber atualizações de você em meu e-mail e ainda sua visita sempre amável.
Uma semana maravilhosa amiga querida das Gerais.
Um beijo no coração.

Leninha Brandão disse...

Querido amigo Toninho,
É também com muita alegria que recebo a sua visita à minha casa e as suas palavras de tanto carinho...um mineiro sempre entende o outro.
Gostaria demais de lhe oferecer um café forte e fumegante!!!
Um abraço carinhoso!!!

Leninha Brandão disse...

Maria Luiza muito querida,
Sua presença veio alegrar e florir a minha"casa"! Muito bom saber que gostou e viveu todas as cenas com a sua sensibilidade sempre à flor da pele. Obrigada, minha amiga! Um beijo carinhoso!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas