SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

quarta-feira, dezembro 18, 2019




Memórias de uma Senhorinha


      
     Amanhece cedo em Águas Vermelhas...e uma Senhorinha estremunhada, tonta de sono e cansada , da viagem, da faxina e das emoções, surge na cozinha onde todos já terminaram o café e se preparam para o trabalho.Como não poderia ser de outra forma, procede a uma limpeza geral do ambiente...não consegue tomar o café da manhã sobre uma mesa repleta de farelos. Após isto, arruma a mesa com todo esmero, pratinhos, pires e xícaras alinhados, pães , queijos e manteiga...e , para completar, uma jarra com flores fresquinhas que a fazendeira lhe dera.Estou me demorando nestes detalhes, talvez enfadonhos, para esclarecer como funcionava a cabeça da nossa senhorinha. Perfeccionista, preocupava-se com os detalhes, os mínimos detalhes.
Ao terminar o café, a estrada a chamou...o sol resplandecente, dourava o capim gordura, espalhava brilho em toda a estrada e coloria os seus olhos e o seu coração. Nenhum resquício do sofrimento teria lugar em seus pensamentos...caminhou até a estrada e seguiu em direção ao rio. Uma estranha fascinação a dominava e recordava a infância, sempre às margens de um rio e a história que a menina dos cachos ouvia dos tios e a perturbava e apavorava. Diziam-lhe que ela era filha da enchente e não dos pais, pois na noite do seu nascimento as águas do rio invadiram a sua casa e a mãe teve que ser carregada até uma canoa que a conduziu até a casa de sua comadre , onde deu à luz a menina de negros cabelos que mais tarde se transformariam em cachos. E era esta impressão, adquirida na mais tenra idade, que a " brindava" com um medo quase que irracional de rios e de águas de piscina ou do mar.
Certa vez, foi levada pelos pais a uma competição de natação em um clube da cidade, onde os nadadores saltariam de um trampolim... péssima ideia! Nossa "menina dos cachos" se apavorou tanto que gritava a plenos pulmões a cada atleta que saltava: 
" Não pula, moço, você vai morrer!!!"
Tiveram que deixar o local, aborrecidos e envergonhados , sem entender o porquê daquela reação. 
Hoje, analisando friamente a reação daquela menina de cinco anos de idade, creio que posso atribuí-la a um trauma que foi criado quando os tios, inocentemente, brincavam com ela sobre o seu nascimento. 

Mas deixemos de lado as considerações psicológicas e voltemos à caminhada da nossa Senhorinha.
Caminhar, para ela sempre foi muito importante...assim como a leitura, alimentava o seu espírito. E assim, com o espírito alimentado, atingiu a margem do rio,  à beira de uma árvore se sentou e deixou o pensamento livre e o corpo relaxado, admirando a beleza daquela inebriante paisagem...uma balsa chamou a sua atenção e prometeu a si mesma que um dia atravessaria o rio utilizando este meio de transporte.
Balsa do Rio Grande Fonte: Google imagens

E de repente, como em um transe, se vê admirando o encontro da Baronesa e de seu capitão que , de um outro meio de transporte, desce elegantemente as escadas, já vislumbrando a amada a esperar por ele com um sorriso nos lábios...doce encantamento invadiu a sua mente e ficou como que anestesiado na contemplação daquela com quem partilharia os seus momentos de vida doravante.
E , em questão de segundos, desce os degraus e a toma em seus braços. Um encontro de almas , selado no infinito e que , finalmente se concretizaria. Ternamente abraçados seguem, em direção à carruagem, em direção à vida...

 Fonte: FRATERLUZ 
Vamos permitir que tenham privacidade. Portanto, farei uma pausa e na próxima semana voltarei. Com certeza!!!



16 comentários:

chica disse...

Leninha, adorei cada detalhe tão bem trazido. A senhorinha era bem perfeccionista e atenta à limpeza e arrumação e nunca comeria em meio aos farelos... Gostei de tudo e desse local onde ela viu a balsa e o cenário de amor... Vamos esperar mais e mais!

FELIZ NATAL pra ti e teus e tuuuuuuudo de bom,chica

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de semana pré natalina, querida amiga Leninha!
Gostei do limpar os farelos da mesa. Muito importante o detalhe para dar um bom tom ao dia que acordou.
Também ressalto a sutileza que deixou no ar sobre a intimidade do casal. Bárbaro!
Tenha dias felizes e abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Helena Chiarello disse...

É um quase sentir as sensações que a Senhorinha sente ..
Tão bom!!
Bjo, Leninhamada!!

Leninha Brandão disse...

Chica querida, amei as suas considerações! Obrigada por seu carinho e atenção! Também para você e sua família, o meu desejo de um Natal muito feliz e repleto de muita Paz e Luz!

Leninha Brandão disse...

Minha querida amiga Roselia,
Creia que a Senhorinha conserva o hábito de assim começar o seu dia. Até hoje! Agradecida por suas palavras e por sua visita!
Um beijo carinhoso!

Leninha Brandão disse...

Helenamada, é uma alegria imensa ler você! Iluminou a minha tarde chuvosa! Um beijo e um abraço!!!!!

Dalva Rodrigues disse...

Oi Leninha! As lembranças do trauma da menina de cachos me faz pensar o quanto coisas bobas podem interferir em uma vida inteira, muitas vezes nem temos consciência das razões de nossos temores quando adultos. Antigamente se colocava muito medo nas crianças porque éramos arteiros e soltos em perigos da natureza. Hoje se coloca outros medos nas crianças pela própria "segurança" delas.
Esperando para ver essa travessia da senhorinha!
Finalmente o encontro dos apaixonados, melhor fase do amor!
Adorei ler mais este episodio!
Abração!

Leninha Brandão disse...

Oi Dalva,
Muitas vezes, pensando acertar e com a melhor das intenções, cometemos erros que vão se refletir na vida adulta das nossas crianças. Não temos um "curso de pais" para seguirmos as orientações e vamos tateando , nem sempre acertando , porém tentando fazer o que achamos que é o melhor.
Muito grata por suas palavras carregadas de ternura.
Um beijo carinhoso pra você, minha linda!!!!

Élys disse...

OI querida Leninha obrigado pela visita.Algumas vezes agimos pensando que estamos acertando e assim não acontece muitas vezes este erro vai s refletir na vida adulta de uma criança.
Feliz Natal.
Élys.

Leninha Brandão disse...

Um feliz e abençoado Natal para você e para a sua família, meu querido amigo Élys!

Muito obrigada por suas palavras! Um beijo carinhoso!

manuela barroso disse...

E assim és ! Nós deixas em suspense na melhor altura . Não que não esteja de acordo com o enamoramento a que eles têm direito , Leninha, mas confesso que aqui houve uma maldadezinha do narrador para com a curiosidade que vinha em crescendo. E é com estes por- maiores que se fazem os grandes romancistas ! Adorei
Mas voltei para trás encontrando- me contigo nesse rio ( não na balsa...a coragem é pouca) e nas paz dessas águas caladas , encontrar o outro muitas vezes tão distante de nós porque não o ouvimos. .
Esse iniciar decidia leva- me aos aromas das manhãs de café E como se não bastasse , vestes a mesa com a delicadeza tão tua !
As peripécias do dia a dia as transformas em faits - divers que dão vida às palavras , não fora o caso que é bem sério, sobre como inculcar numa criança um trauma na inocência de país , para os tirar dos sobressaltos que espreitam a todos o instante .
Como boa pedagoga soubeste chamar a atenção porque educar está no teu viver. E sentir .
E volto com uma vontade imensa de ver os caminhos que vais traçando aos nossos heróis
Muitos parabéns com um grande beijinho, minha doce Leninha !

Leninha Brandão disse...

E eu gosto da maneira como analisas todos os "por-maiores" da história da nossa Senhorinha... és uma crítica literária de mão cheia. Mas carregas um "tantinho" de exagero nas tintas com que pintas as vivências e a narrativa despretenciosa do dia a dia de uma professorinha , detalhista sim, porém, extremamente simples.
E o trauma que a acompanhou durante toda a sua vida, impediu até que aprendesse a nadar... nunca conseguiu e apesar do pai ter ensinado todos da família a nadar, com ela se desesperou... não houve como transmitir a sua técnica , o pavor a dominava sempre que tentava.
Quanto ao casal , fazê-lo mergulhar imediatamente na festa, sem lhes permitir um tiquinho de privacidade, seria uma judiação, não achas!
Obrigada por tuas palavras e por tuas observações. Acreditas que eu tenho a impressão de ouvir a tua voz enquanto leio o teu comentário?
E é sempre muito bom te escutar.
Um beijo carinhoso e um afago, minha doce e meiga amigairmã Manu!!!!!

SOL da Esteva disse...

A Senhorinha sempre me surpreende. Parabéns.
Te auguro um Natal pleno e de muita Felicidade.


Beijo
SOL

Leninha Brandão disse...

Um Natal repleto de Paz, Alegrias e muita Luz, meu querido amigo Sol!!! Obrigada por sua visita e por suas palavras!
Um abraço carinhoso, amigo!!!

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de 2020, querida amiga Leninha!
Que tenha tido boas e felizes Festas de fim de ano!
Seja muito abençoada, amiga!
Bjm carinhoso, fraterno e festivo

Leninha Brandão disse...

minha querida Roselia,

Graças a Deus, tudo bem, na santa Paz. O que espero que também esteja ocorrendo e sua vida e com a sua família, perdurando durante todo este novo ano!!!! Um beijo carinhoso para você também, minha querida!!!!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas