Ana Botafogo nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 9 de julho do ano de 1957.Grande bailarina, é considerada como o principal nome da dança clássica brasileira.Grande personalidade da dança clássica, uma mulher responsável e dedicada ao seu trabalho, pois ama sua profissão, e se empenha ao máximo para chegar a perfeição. Uma grande bailarina, admirada não só pelo público brasileiro, mas também por outros povos. É considerada tanto pelo público como pela crítica, uma das mais importantes bailarinas do país por sua técnica, versatilidade e arte. É uma grande personalidade da dança e contribue muito para a cultura do país.
A Carreira
Ana Botafogo sempre demonstrou ter talento para a dança. Com apenas sete anos de idade, começou a fazer iniciação musical e a dançar com a bailarina Luciana Bogdanish no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Aos onze anos de idade, já dançava no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro nas apresentações de final de ano da academia que frequentava.
Biografia
Ana Botafogo se mudou para a França e foi lá que deu início à sua carreira como bailarina. Participou de vários festivais por toda a Europa. Após um período vivendo em Londres, retorna ao Brasil e participa de um concurso em que foi eleita a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, uma grande conquista. Ana Botafogo mesmo sendo bailarina do Teatro Municipal, não recusou convites importantes para dançar fora do país, e muitas vezes, já foi convidada por companhias para se apresentar no exterior, companhias importantes como: o Ballet Nacional de Cuba, a Saddler’s Wells Royal Ballet, de Londres, o Ballet Nacional da Venezuela e o Ballet del’Opera di Roma entre outras. Alguns de seus principais partners foram: Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Júlio Bocca, Stephen Jefferies, Lazaro Carrenõ, Alexander Godunov e Richard Cragun. No ano de 2006, recebeu o convite de Manuel Carlos para atuar na novela “Páginas da Vida” da Rede Globo. Ana aceitou o convite e viveu a personagem Eliza, uma ex-bailarina.
Ana Botafogo
Uma Grande Personalidade
Ana Botafogo já recebeu muitos prêmios e homenagens não só no Brasil, mas também no exterior, pelo conjunto de sua obra. Além das temporadas do Teatro Municipal, ela também desenvolve os seus próprios projetos, conduzindo espetáculos a várias cidades do país, como o “Ana Botafogo In Concert” e “Três Momentos de Amor”. Ana tem uma carreira brilhante como bailarina e é reconhecida pelo seu grandioso trabalho e pelo seu talento para a dança. É uma grande personalidade da dança clássica brasileira.
Por: Érica Ap. Gomes
Sonhar e realizar os sonhos...viver todos os momentos com intensidade,sentir o encanto das manhãs e a magia do entardecer...voar nas asas do sonho e dos encantos.
SONHOS E ENCANTOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...
Postagens mais visitadas
-
Minha querida Ana Paula, O tempo, este nosso companheiro implacável, tudo transforma e num piscar de olhos modifica as nossas vidas e, com...
5 comentários:
Ela é maravilhosa. Hoje mesmo vi uma reportagem com ela, e falavam exatamente da versatilidade que ela tem nas peças teatrais.
Beijokas doces Leninha e um fim de semana de muita paz pra você.
Leninha, a magia povoa meus sonhos desde menina.Não é para menos, o universo da dança remete todos os apreciadores numa viagem a reinos e espaços encantados fazendo-nos migrar do real para o imaginário.
Bela escolha trazer nossa maior bailarina nessa apresentação.
Muitos bjos,
Calu
Leninha,
faço minhas as tuas gentis palavras lá no Fractais. Muito Obrigada!
Deus te abençoa e enche teus dias de luz e paz.
Bjos,
Calu
É increível mesmo, adoro essa dança, e minha filha esta nessa também, estou louca para ver o dia da sua primeira apresentação, ela começou tarde (este ano já com 14 anos) mas ela ta adorando e eu tambem, que Deus abençoe essa profissional do ballet que incentiva a muitas meninas, linda homenagem, beijos
Ela merece muitas homenagens, maravilhosa. Beijinhos
Postar um comentário