SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

quarta-feira, abril 15, 2020

MINHAS MEMÓRIAS DE MENINA


E nossa menina, já não tão menina, vivia em um torvelinho, com suas obrigações diárias: arrumar a casa, estudar, cuidar do irmão, sair com as amigas e ler.
Porque ela lia muito, todos os dias ,o que lhe caísse às 
mãos, não só os seus amados livros de Delly, mas José de Alencar, Machado de Assis, Eça de Queirós, Jorge Amado e os  poetas......................................... .Ah,os poetas eram o seu encanto e sua 
paixão.


Teresinha,Julinho e Leninha

Naquela época, havia os auditórios semanais no colégio e as meninas declamavam enquanto outras, como a amiga Lucina, tocavam piano.Cantavam também e as freiras organizavam corais, com músicas sacras e algumas outras do cancioneiro popular.


Carlos Galhardo
E o rádio era outra de suas paixões,ouvia todos os programas musicais,Carlos Galhardo e Francisco Alves,aos domingos , e o programa de auditório famoso entre as moçoilas daquela época:Programa José de Alencar,onde cantavam as atrações da música de fossa, Nora Ney, Linda Batista, Angela Maria e Elizete Cardoso.Havia também o programa Manuel Barcelos, igualmente de grande audiência.E  anotavam as letras das canções, cada menina possuía o seu caderninho, onde, com letra caprichada e alguns decalques para enfeitar, se escreviam as grandes paixões, os amores condenados ao desencanto e as dores de cotovelo mais atrozes. Porque as nossas meninas sofriam muito por amores não correspondidos, amores impossíveis e sonhos despedaçados.Os corações viviam partidos e quando Nora Ney cantava:
 Ninguém me ama ,ninguém me quer,ninguém me chama de meu amor,a vida passa e eu sem ninguém e quem me abraça,não me quer bem...era a dor de cada uma delas que estava sendo cantada, tolas e ingênuas meninas que acreditavam em contos de fadas e em príncipes em cavalos brancos..
Viviam em preto e branco, como suas fotos, e, sonhavam,almejavam viver em technicolor, como os filmes que assistiam.


Leninha ,Julinho e Teresinha



Technicolor é uma marca norte-americana pertencente à Technicolor Motion Picture Corporation em que o processo consistia na coloração dos filmes. Foi utilizado até a década de 60.
A Technicolor era a segunda maior empresa de coloração cinematográfica após a britânico Kinemacolor e a mais utilizada pelos estúdios de Hollywood de 1922 a 1952.

Leninha
 Músicas que ela ouvia


 Ninguém Me Ama : Nora Ney  -
Alguém Como Tu : Dick Farney
 Kalu : Dalva de Oliveira
 Me Deixa em Paz :Linda Batista  - 
 India: Trio Cristal
 Serra da Boa Esperança - Francisco Alves 
Lama - Angela Maria
 Sábado em Copacabana - Lúcio Alves 
Mona Lisa - Nat King Cole 
Nunca - Isaura Garcia
 Be My Love - Mario Lanza
 Menino Grande - Nora Ney
Não Tem Solução - Dorival Caymmi 
 Máscara da Face - Dircinha Batista 
Se Eu Errei -  Lurdinha Bittencourt 
A Mulher do Meu Amigo - Francisco Alves 
  Risque - Linda Batista
 My Truly, Truly Fair - Guy Mitchell
 Sodade, Meu Bem, Sodade - Vanja Orico,


E aos domingos,após a Missa,iam todas para a casa de um amigo, filho do prefeito da cidade, ouvir música em uma eletrola.........................


era o máximo do luxo, o sonho de consumo de todas elas , ouvir discos,  LPs.e compactos... Moonlight Serenade, Blue Moon, My Foolish Heart, melodia do filme com o mesmo nome, que amavam, com Susan Hayward , e choravam, dançavam e viam a vida cor de rosa, como só se vê quando se tem quinze anos...



Voltarei na semana que vem,aguardem!!!

5 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Oitava de Páscoa, querida amiga Leninha!
Meu pai gostava do Galhardo, meu padrinho também.
O príncipe encantado e o cavalo branco existiu e sempre existirá no coração das meninas que fomos, por sinal muito me identifico com tudo que escreve sobre suas reminiscências, amiga.
Até nos escritores que lemos.
Por sinal, na próximo final de semana coloco no Meu Mundo Azul José de Alencar. Os demais brasileiros citados aqui, já lembrei por lá.
Cantores citdos por você aqui eram os preferidos do pai e tios...
Vamos em frente com suas belíssimas recordações que gosto muito de ler, amiga.
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e pascal

" R y k @ r d o " disse...

Olá:- Quem de nós não teve - e tem - sonhos e encantos?
Não será a própria juventude e o seu crescimento a mais bela prova do surgimento dos sonhos e encantos? Decerto que sim

Apenas uns são mais pobres e outros mais ricos. " O sonho comanda a vida, já assim escrevia o poeta "
.
Deixando um voto de esperança.

chica disse...

Tão nom te acompanhar...Lindo sempre! Vamos esperar mais! bjs, chica

Beatriz Bragança disse...

Querida Leninha
Também tive sonhos da cor dessas magníficas tulipas!(Sabe que ainda tenho?!)
Agora posso dizer-lhe que, alguns dos cantores que referiu também eram por mim muito apreciados: Angela Maria, Dorival Caimi e outros (ouvia-os e cantava-os - ainda canto!!!) e li Jorge Amado e Machado de Assis com muito gosto.
Lindas as fotografias!Bela família!
Apesar de tanto mar que nos separa, 15 anos são igualmente 15 anos, dos dois lados do Atlântico!
Parabéns pela sua escrita tão sedutora e fácil de ler. Apetece ter mais: obrigada.
Um beijinho
Beatriz

Dalva Rodrigues disse...

Leninha, sempre um prazer a leitura deste cantinho saudoso!!
Amei as fotos, obrigada por compartilhar! como eram bem cortadas e costuradas, as roupas, um encanto. Irmãos lindos!
A música faz parte dos amores, das descobertas, acho que sempre será assim, mesmo que os sentimentos sejam outros menos românticos.
Adorei!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas