SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

quarta-feira, janeiro 22, 2020

MAIS LEMBRANÇAS DE MENINA


Ainda relembrando, por absoluta falta de tempo de retornar às Memórias de uma Senhorinha. Espero que gostem desta viagem ao passado, da mesma forma que estou apreciando recordar.







Deixamos a nossa menina de tranças em frente ao seu primeiro colégio,aquele que seria o seu norte e o seu prumo pelo resto de sua vida..,

Ali conheceria suas primeiras letras(a mãe prestimosa já havia lhe ensinado o básico,em uma cartilha daquelas bem antigas)...mas o livro de sua aprendizagem maior e que marcaria sua vida foi "O Livro de Lili":            
.
NA INTERNET ENCONTREI ALGUMAS LIÇÕES DO LIVRO DE LILI EMBORA INCOMPLETAS: A PRIMEIRA LIÇÃO - Lili! Olhe para mim, eu me chamo Lili, eu comi muito doce, vocês gostam de doce. Vocês gostam de doce de abacaxi?
.
SEGUNDA LIÇÃO - Lili em seu piano. Lili toca piano Lili toca assim dó, ré, mi, fá... Suzete é a cachorrinha. Suzete ouve Lili tocar. “Toca Lili, toca dó ré mi, fá.
.
TERCEIRA LIÇÃO- Olhem a cozinheira! A cozinheira é a Lili. Lili gosta de doce. Ela faz doce de abacaxi. - Joãozinho você quer doce? Você gosta de doce de abacaxi?
.
OUTRA LIÇÃO - Eu me chamo Joãzinho.Este automóvel é meu. Meu automóvel faz assim: fon-fon! Totó passeia comigo. Totó É o meu cahorrinho Você quer passear no meu automóvel, Lili?
.
E MAIS - Tinha lição das meias de Lili tão bonitas! As bonecas de Lili: Lalá, Bebê, Clarinha. 
 . Os amiguinhos de Lili eram o canarinho Lu ,a gatinha Pintada o gatinho Ron-ron. A cachorrinha Suzete, a patinha Tetéia ( onde Lili vai a patinha Téteia vai atras) . Joaõzinho também tinha seus amiguinhos: Totó, o cahorrinho ,O papagaio Dudu, a vaquinha Rosada,o burrinho Mimoso, o galinho Cocoricó e o pintinho Xexéu.
.

LILI É UMA PESSOA PRENDADA: SABE COZINHAR, COZER A MEIA RASGADA, TOCA PIANO, CUIDA DE TETÉIA, SUZETE E SUAS BONEQUINHAS E É AMIGA DE JOÃOZINHO. SEGUNDO SILVA E TEIXEIRA AUTORES DO ARTIGO "ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E QUESTÕES DE GÊNERO", O CONTEÚDO GRÁFICO DAS CARTILHAS (LIVRO DE LILI) REFORÇA UMA "FAMÍLIA IDEAL", COM PADRÃO DE VIDA TAMBÉM IDEALIZADO NÃO ACESSÍVEL A TODOS NAQUELA ÉPOCA

CONFORME PESQUISA FEITA NA INTERNET A CARTILHA, LIVRO DE LILI, ATRAVESSA TODO O PERÍODO DO ESTADO NOVO (REGIME POLÍTICO CENTRALIZADO E AUTORITÁRIO FUNDADO POR GETÚLIO VARGAS (1937-1945). NO INÍCIO DESTE PERÍODO FOI UTILIZADO COMO TESTE SENDO SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM 1940 E AS SEGUINTES EM 1958, 1961 E 1964.

SEUS CONTOS E HISTORIETAS RETRATAM UMA IDEOLOGIA PATRIARCAL ENFATIZANDO O PAPEL DA MULHER COMO DOMÉSTICA, MÃE, QUANDO MOSTRA A LILI COMO COZINHEIRA E ZELOSA COM SUAS BONEQUINHAS, COM A PATINHA TETÉIA , COM A CACHORRINHA SUZETE E SEU AMIGO JOÃOZINHO.
NESTE LIVRO/CARTILHA, QUE TEM LIÇÕES REPETIDAS E ILUSTRADAS NOTA-SE A CONSTRUÇÃO DE "ESTILOS DE SER" E "ESTAR NA SOCIEDADE", AMBOS OS SEXOS SÃO OBJETIVADOS PELO DESEJO DE INTERAÇÃO E CONVIVÊNCIA.
.
A ALFABETIZAÇÃO PELO MÉTODO GLOBAL - LIVRO DE LILI - SEM O ENSINO DO ALFABETO ANTERIORMENTE FOI CRITICADO EM VIRTUDE DE NECESSITAR MAIS QUE OS OUTROS MÉTODOS DO AUXÍLIO DA FAMÍLIA PRINCIPALMENTE NA MEMORIZAÇÃO DOS TEXTOS. OS ALUNOS DAS CLASSES POPULARES ERAM OS MAIS PREJUDICADOS COM ESTE MÉTODO.
....................................................................
    E a menina sonhava com o mundo de sonhos da Lili e fugia de sua realidade,da saudade da vovó,do vovô tão amigo,dos tios e da tia,linda,com seus vestidos de seda e seus belos cabelos negros e brilhantes.
   Mas havia os cheiros:o da pasta nova,de couro marron,com um aroma que a encantava,da merendeira(cheirinho de biscoitinho)do sapato preto de verniz.
    A professora não era freira e seu nome era Lucilia Barros Cobra, um anjo, paciente, carinhosa e linda! Tratava as alunas como se filhas fossem.
    As primeiras amigas foram surgindo, mas a preferida era Déa Márcia Beraldo Simões, cuja mãe a encantava:tocava piano, usava belos vestidos de seda pura e sapatos de salto altíssimo...seus cabelos lembravam o da Rita Hayworth, a famosa Gilda do filme do mesmo nome. Moravam na casa ao lado e lá ela passava deliciosos momentos.Em uma destas vezes, levou a irmãzinha...sua amiga estava subindo em uma escada dobrável enorme, a escada se fechou e caiu sobre ela e a irmã, de apenas dois anos.Foi uma tragédia, a irmã desmaiou e teve que ser levada para o hospital...como ela sofreu com o sentimento de culpa e com as reprimendas da mãe e da avó que a culpavam pelo acontecido.  Graças a Deus a irmãzinha não sofreu nada de maior gravidade, mas ela sim, uma revolta pela injustiça da qual estava sendo vítima e pediu ao pai que a mandasse de volta para a casa dos avós onde sempre fora feliz.
   Mas o tempo se encarrega de vencer estas tristezas e ela era, acima de tudo,uma menina alegre e extrovertida...as mágoas não conseguiam fazer ninho em sua cabecinha.
   E havia as noites de brincadeiras ,de pique, de policia e ladrão, o passar anel, as rodas, Amarelinha, Estátua e muitas outras que fizeram de suas noites o sonho e a magia, o encanto e a poesia...
    Estudou durante três anos no mesmo colégio e gostava de ler, escrever, de cantar, e de todas as freirinhas, principalmente de Madre Oliveira, meiga e doce(mais tarde quando viu a Noviça Rebelde, ela lhe veio à lembrança).
     No final da terceira série,a notícia que a abalou e novamente a machucou: seu pai fora transferido e teriam que se mudar para outra cidade, na zona da Mata...Ponte Nova,  era o nome da cidade. Outra vez o trem da vida a levá-la para outras paragens,outra vez as despedidas e a tristeza de deixar para traz afetos e amizades...e começar tudo de novo.

.
Aguardem...eu vou,mas volto...

       Leninha

12 comentários:

chica disse...

Em tarde praiana,leio tuas recordações da escola, da professora, da CARTILHA E lIÇÕES... mUITO BOM TUDO ISSO RECORDAR! Beijos praianos, tudo de bom,chica

Leninha Brandão disse...

Oi Chica!!!
Que bom saber que ainda está na praia, curtindo o Verão e , logicamente, o maridão. Obrigada por suas palavras e espero novamente ter tempo para retornar às Memórias de uma Senhorinha.
Aproveite mesmo, amiga!!! Um beijo carinhoso!!!

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Leninha!
Muito bom ver aqui o livrinho do nosso tempo
Outra coisa que gostei muito foi o comentário a nível social muito bem feito a respeito do ambiente da época
Não tive problema de mudança até a maioridade.
Em contrapartida, mudo-me demasiamente agora mal crio laços.
Tenha dias felizes e abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Leninha Brandão disse...

Roselia querida,
Como pode ver estou retornando às Memórias de menina, pela falta de tempo, porém estou gostando tanto que talvez demore um pouco por estas plagas. É muito gostoso relembrar e me faz voltar ao tempo da inocência.
Obrigada por suas palavras e por seu carinho!
Dias felizes e abençoados para você também, minha linda!
Bjsss

Maria Luiza disse...

Tempo da inocência... coisa mais linda de relembrar não há, sem contar que eu cresci na fazenda da minha avó e lá tinha uma escola e as professoras que lá passavam, dormiam com minha mãe e comigo no quarto. Como era bom e a única coisa chata era que além de fazer as tarefas da escola, minha mãe pedia mais atividades pra fazer.. Leninha,"Caminho Suave" Um grande abraço!

Dalva Rodrigues disse...

Leninha, amei a pesquisa sobre a cartilha, embora não tenha estudado nela, me lembro desta capa em casa, talvez meu irmão tenha estudado com ela.
Como vemos, o passado registrado importa e muito (mesmo que uns não queiram) para compreendermos o presente e projetarmos o futuro.
Caramba, que barra esse acidente na cabeça de uma criança, para adulto já seria, imagine criança...Saudade dessas brincadeiras deliciosas!
O trem é um "personagem" recorrente e marcante na vida da senhorinha desde sempre.
Adorei ler e relembrar, abração!

Leninha Brandão disse...

Maria Luiza querida,
Obrigada por suas palavras tão carinhosas e doces.
É sempre muito bom encontrar você aqui!
Um beijo carinhoso pra você, minha querida amiga!

Leninha Brandão disse...

Dalva sempre querida!
Realmente era muito usada a cartilha O livro de Lili. Talvez tenha sido usada por seu irmão. Você é mais nova e deve ser do tempo da Caminho Suave, outra excelente cartilha que usei com meus alunos.
Ah, Dalva, o tombo e suas consequências deixaram marcas em minhas costas e em meu espírito...era terrível a maneira que, em suas melhores intenções, cuidavam das crianças naquela época.
Obrigada por seu carinho de sempre. Um beijo

SOL da Esteva disse...

A mente da professora, Mestre de Almas simples e puras, jamais pode esquecer momentos e "coisas" que só estão nas lembranças e nas vivências.
A Senhorinha que foi criança, tornou-se Mulher plena de recordações gratas.
Lindo, Leninha.


Beijo
SOL

manuela barroso disse...

Não sei se são dois mundos que se separam, se eles são unidos pelo fio de tempo com que os trabalhas , minha querida Leninha.
Há um corredor de memórias que tu enlaças com a vivência desse tempo e ao mesmo tempo o retrato que transmites ao leitor do toda uma outra forma de viver que é difícil entender para um jovem de hoje .
Mas ... a mensagem que passas , Leninha, é a forma como encaras a vida tanto nos pequenos ou grandes acontecimentos .
Menininha , quando começas a instalar - te, algo acontece é te leva como o vento . Só que a solidão não faz morada nesse teu coração . E os caracóis com que sempre te vi , continuas a usá-los nesta história encantadora , que de menina “mimada “, não se deixa amedrontar pelas cataratas da vida . Porque tu, de certeza irás vencer . Como aliás vimos
Não me canso de te ouvir , minha menina dos caracóis !
Um beijinho carinhoso!

Leninha Brandão disse...

Manu muito querida,
Todas as vezes que aqui te encontro são tuas palavras vestindo o teu carinho e atenção para com a menina dos caracóis.
É verdade o que dizes sobre as lutas que sempre enfrentou e ainda enfrenta. Às vezes o desânimo tenta suplantar a coragem, porém a "Pollyanna" que existe em meu íntimo, transforma o desalento em coragem, o desânimo em atitude e nada poderá vencer esta menina que ainda vive no meu interior.
Obrigada por tuas palavras. Obrigada por tudo. Obrigada pelo bem que me fazes.

SOL da Esteva disse...

Retornei ao Blogue, a este Post e também ao passado.
Realmente os carinhos que nos levaram a ao saber são
tão saudosos que nos transportam no tempo e no espaço... sem espaços. Está tudo connosco, bem dentro da Alma e com a Alma.
Obrigado Leninha por me "levares" nos pensamentos á meditação do tempo.



Beijo
SOL

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas