SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

sábado, fevereiro 15, 2020

DE POUSO ALEGRE A PONTE NOVA




"






Novamente volto no tempo. Espero que estejam apreciando...

Outra viagem.. preparativos, despedidas, desencontros...algumas lágrimas e a espectativa...mais uma estação. São só dois lados da mesma viagem, mas a nossa menina de tranças nada sabia das plataformas do Milton e nem que a vida nos tira,mas também nos devolve,nos traz espinhos mas também flores que perfumam e compensam a aridez das estradas.

De Pouso Alegre a Ponte Nova ,mais estações e paisagens diferentes passavam rapidamente diante de seus olhos infantis...

>
O agente ferroviário,com seu picotador em mãos,passava picotando passagem por passagem e se encantava com a menina prosa que sempre uma pergunta lhe fazia...e as estações se sucediam,com seus moleques vendendo um doce de amendoim com um nome sugestivo,pé de moleque...
E era gostoso,muito doce e crocante.O pai,continuava com a mania de descer nas estações para esticar as pernas,porém agora ela não chorava,ia ao seu lado,sorridente e o mundo parecia sorrir para ela,imagem da alegria, segura e feliz, de mãos dadas com ele.

POUSO ALEGRE
Município de Pouso Alegre, MG                               Ramal de SapucaíI

km 253,961 (1960) MG-0616
o: 3.1895

Inauguração: 21.03.1895

Uso atual: Centro de Convivência do Idoso sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.
A ESTAÇÃO: A estação de Pouso Alegre foi inaugurada em 1895. Desativada há anos, hoje (2008) abriga o Centro de Convivência do Idoso do município. À noite sua antiga plataforma torna-se abrigo de indigentes. Entre a estação anterior, Porto Sapucaí, e a de Pouso Alegre, alguns poucos quilômetros de trilhos do antigo ramal foram mantidos no local e foi construída uma estação, na entrada da cidade, para fins turísticos. (Veja também POUSO ALEGRE-TURÍSTICA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Eduardo Lana; http://themodelsbank.wordpress.com)
............................................................................

Segura e feliz,a nossa menina chega ao destino,Ponte Nova...

Uma nova cidade,uma nova vida...bem diferente da plana Pouso Alegre,as montanhas a receberam e um novo sotaque a surpreendeu ...mas isto era o mínimo na sucessão de mudanças que aconteceriam em sua vida .Não havia colégio de freiras na cidade,mas em uma vila afastada,Palmeiras,e o pai não a deixaria jamais ir sozinha para tão longe.

Foram até lá para conhecer o colégio...
                                                                   

E era tudo o que ela mais queria...lindo,imponente,sólido...e ao entrar o seu sonho se materializou...as freiras,belas em seus hábitos,pareciam flutuar com seus passos leves e delicados.E o pai estava quase concordando em deixá-la como interna,mas a Madre Superiora o convenceu de que o melhor para ela seria a convivência com a família...foi-se o sonho.Página virada.


Meus amores,aguardem...voltarei logo.

Leninha                                                     

9 comentários:

chica disse...

Como não gostar? Acompanhando tudo, imaginando todos os preparativos e curtindo os caminhos...Gostando de acompanhar! bjs, chica, tudo de bom!

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de sábado, querida amiga Leninha!
A vida nos tira e nos devolve, bem assim...
Adoro pé de moleque, os caseiros são uma delícia.
Que coisa a menina e o pai quererem e a freira não acolher!
Enfim, a vida toma rumos inusitados, amiga
Vamos lendo belos contos por aqui.
Tenha um final de semana abençoado e feliz!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Dalva Rodrigues disse...

Oi Leninha, querida! A vida é como um trem na estação que seguirá um destino traçado em um determinado trilho...Assim foi seu este momento que no final fez parte de sua trajetória...Seria outra se tivesse ficado no convento.
É sempre uma delícia estar a ler por aqui, me transporto! Abração!

manuela barroso disse...

Oh minha doce Leninha! Mas tu querias ficar nesse colégio imponente sem o calor da família tão amorosa?
Só o teu sentimento de aventura na busca de novas experiências te dão tal força , minha querida ! Mesmo assim o colégio te esperava e a tua simpatia e despacho te levou a conhecer novas amizades .
Rasgas tudo o que não te entusiasma , e mesmo na forma como escreves ( e eu adoro) se sente o teu despacho 3 alegria aventureira.
Uma das tuas características também é me encantam, é ⎌a forme como descreves e SENTES os espaços , nos caminhos que te levam ao destino. Eu, amante da Natureza e da simplicidade de um sítio ( aqui se diz aldeia, penso) , com todos os cambiantes com que deparamos, sinto aqui que viajo contigo, tal é a minúcia com descreves o que vês
Obrigada por mais este pedacinho que recordo com saudade e ternura , minha doce Leninha 🌷

Jô Turquezza disse...

Oi Leninha querida, muito bom você ter voltado para o Blog.
Vamos lembrar os velhos tempos em que as blogueiras eram muito unidas.
blogjoturquezzamundial
Beijos.

SOL da Esteva disse...

Gosto do encantamento do tempo e das recordações. Faz-nos retornar, reviver... vivendo.
Lindo, Leninha.



Beijo
SOL

Toninho disse...

Que bela postagem e viagem Leninha.
Sempre gostei de viajar com você, por estes trilhos de nossa saudade.
Cada plataforma é uma emoção de ver quem fica e quem chega para subir neste trem, que a historia eternizou e que aqui nesta página revivemos e emocionamos com toda sua lembrança e emoção de reprisar cada etapa da senhorinha.
Amei vir hoje e passar a seguir como antes.
Vamos com a senhorinha pelas estradas onde os trilhos renascem e florescem.
Beijo querida amiga.
Feliz seja os dias de carnaval.
Meu abraço com carinho mineiro cheio de flor.

SOL da Esteva disse...

Os nossos desejos nem sempre se concretizam, não pelos impedimentos mas pelo destino que nos é emprestado.
Amo a tua linha de escrita.


Beijo
SOL

" R y k @ r d o " disse...

Por vezes sabe bem para de pensar e iniciar o periodo de recordações.

Domingo feliz

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas