SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

quarta-feira, outubro 30, 2019

Memórias de uma Senhorinha


Lá, distante que nem seiNotas musicais de fundo vetor de notas musicais de fundo e mais banco de imagens de 2015 royalty-free

A tarde cai, vem a noite e vamos encontrar a nossa senhorinha, única pessoa acordada na casa e, talvez, em toda a cidade. Sentada em uma romântica poltroninha, tem a cabeça fervilhante de pensamentos...

 Nossa senhorinha devaneia e em seus sonhos imagina uma aldeia que possa servir de abrigo para uma jovem baronesa imersa em seus problemas e disposta a procurar uma nova vida.

 Em um Atlas antigo e surrado encontra um paraíso , ideal e atraente, totalmente diverso da fazenda onde vivia a nossa heroína. O nome "ESTORÃOS", não lhe é muito atraente, porém as fotos mostram uma aldeia bucólica e afastada da civilização.

Estorãos é uma pequena aldeia minhota situada a cerca de seis quilómetros de Ponte de Lima onde corre a ribeira que lhe dá o nome. As águas vindas do alto da serra de Arga serpenteiam no meio de pinheiros, vinhas e campos estrumados criando pequenos lagos e represas onde trutas e lampreias se escondem de turistas e pescadores.

Por Joseolgon - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4197708
A paisagem é magnífica. O recorte azulado e sombrio da serra contrasta com o verde dos campos e as cores outonais das vinhas e searas criando verdadeiros jardins que pedem muitos passeios e descobertas rústicas. De cada lado da ribeira várias casas de granito e outras mais modernas formam uma pequena aldeia ligada por uma velha ponte românica. Do lado direito da ponte, um moinho de pedra com a roda de madeira intacta parece uma sentinela nas águas calmas próprias dos dias em que não chove.

................................................................................................................................................................

Foi esta aldeia a escolhida por uma baronesa ávida por um local longínquo que a afastasse da realidade caótica vivenciada por ela neste momento. Era prudente que se afastasse, mas apesar do dito na carta, não cogitava em momento algum, de um rompimento definitivo. Mister se fazia, entretanto , não alimentar ilusões em seu amado. 


Mas voltemos à nossa senhorinha. Sua rotina não podia parar e nem ela entregar-se à  devaneios em todos os seus momentos. Planos de aula a aguardavam, alunos sedentos de histórias, de novas expedições às matas vizinhas...mágicos lápis de cor, fechados em suas caixas, deveriam ser descobertos e utilizados, músicas precisariam ecoar naquela sala, com novos ritmos a serem pesquisados...e a leitura de sons diversos além das vogais cantadas por eles com entusiástico fervor:

Somos cinco amiguinhos 
que se querem muito bem,
cada qual fala sozinho 
não precisa de ninguém

Aa Ee Ii Oo Uu !!!!!!!!

assim como as notas musicais em uma melodia do filme 
"A Noviça Rebelde"Notas musicais de fundo vetor de notas musicais de fundo e mais banco de imagens de 2015 royalty-free

Dó é pena de alguém
Ré é sempre para trás
Mi,pronome que não tem
Fá que falta que me faz
Sol, o nosso astro Rei
Si, de sino e de sinal
e afinal voltei ao Dó
Dó Ré  Mi Fá Sol Lá Si Dó

E os alunos vibravam ao cantar e as outras crianças da escola gostariam de estar naquela " Classe Especial"...

E a cada dia, uma vitória...e a cada vitória a felicidade refletida naqueles olhinhos de crianças ,antes tão discriminadas e que, hoje ,se sentiam valorizadas e queridas.E uma professora radiante de alegria com estas vitórias e estes resultados.

Aceitação e acolhimento são necessidades básicas de todo ser humano...

E agora é hora do descanso de nossa senhorinha...

Eu vou, mas voltarei...aguardem as novas aventuras.



12 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Leninha!
A senhorinha conta historias que eu ouvia tambem e da Baronesa da Praca Seca no RJ.
Meu padrinho gosta de contar ate hoje.
Gostei muito de como pos os sentimentos da professora.
Aceitacao e carinho fazem bem a todos nos, amiga.
Muito lindo seu conto!
Seja feliz e abencoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Leninha Brandão disse...

Roselia querida,
A sua opinião me deixa lisonjeada e muito feliz. Agradeço de coração, amiga! A vida de nossa senhorinha não foi sempre um mar de rosas...ela procurava semear flores, mas muitas vezes colhia somente espinhos. Obrigada por suas palavras tão carinhosas Bjsss

Mrilda Vianna disse...



Bravo! Belíssimo texto,crianças felizes pelo acolhimento e aceitação da querida senhorinha professora!!!!!

Leninha Brandão disse...

Muito obrigada, minha querida! E vc tem razão, eles eram muito felizes mesmo!!!! Muito!!!!!
Um beijo carinhoso pra você!!!!

Dalva Rodrigues disse...

Que lugar mais lindo para se refugiar e desanuviar a mente da baronesa.
Que riqueza deve ser, ser professora, uma professora que ama ensinar e se alegra ao ver seus alunos aprenderem, parabéns!
Abraço, Leninha!

Leninha Brandão disse...

Dalva querida, é sempre bom te rever aqui, a Senhorinha agradece por suas palavras de carinho. Mais tarde irei te fazer uma visita. Um beijo carinhoso pra você!

chica disse...

Leninha, que bom acompanhar mais um pouco dessa Senhorinha que tanto encanta aqui! Lindo! beijos, ótimo e feliz novembro! bjs, chica

Leninha Brandão disse...

O mesmo desejo para você, minha querida amiga! Muito obrigada por suas palavras tão carinhosas!!!!

manuela barroso disse...

A nossa Senhorinha não tem limites para a sua imaginação ...
Imagina o pedacinho de Céu que ela foi escolher ! O meu Minho , onde o verde e a alegria das gentes são o colorido da vida .
E sim , o bulício da cidade morre perante a pacatez e beleza da natureza .
A nossa Senhorinha escolheu muito bem . Daqui a nossa baronesa tem o espaço e a lonjura para decidir da sua vida futura .
Mas além desta narrativa cheia de suspense, temos o seu amor pela profissão onde os alunos são o diamante dos seus anéis . Mais que tudo .
O enlevo com que a escola acolhe os seus alunos , é algo que a faz tão única. É que é aqui que se formam consciências ainda em crescimento, é aqui onde se aprende a viver em sociedade .
E sempre , sempre vi nesta Senhorinha a sua ternura para com os que lhe foram confiados .
Parabéns pelo enredo e por seres uma referência , minha doce e querida Leninha ! ❤️

Leninha Brandão disse...

Minha doce e meiga amiga Manu,
Suas palavras sempre me emocionam...agradeço, de coração, mente e alma. Vindo de ti, a fada das palavras, me sinto feliz e lisonjeada , acolhida e abraçada, como se o aconchego do teu Minho me recebesse tal como será recebida a nossa baronesa, pelo cantar das águas do rio e pelo colorido das gentes e do verde em todas as suas nuances.
Quanto aos alunos, eram a alegria da nossa Senhorinha, o brilho que enfeitava os seus dias, a beleza que completava a sua rotina diária. Mais recebia deles do que doava, em ternura, em gratidão e em sentimentos.
Um beijo carinhoso, minha querida!!!<3

Lúcia disse...

Depois de longa ausência por ter 'aposentado' a minha Cadeirinha de Arruar, retorno a esse belo recanto para saber dos SONHOS E ENCANTOS dessa tão querida Senhorinha.
Pois não é que a aldeia sonhada fica junto à Ponte de Lima, onde viveram os meus mais remotos ancestrais Bezerra? Feliz em saber! Assim, mesmo longe da minha saudosa Cadeirinha de Arruar, buscarei um meio de vir até cá, querida amiga Leninha!

Leninha Brandão disse...

Minha querida amiga Lucia,
Com que alegria recebo a sua visita, após tanto tempo de ausência da blogosfera...adorava ler a sua Cadeirinha de Arruar e fiquei muito feliz com a coincidência que me fez levar a "minha baronesa" para a terra de seus ancestrais, terra esta que estou a admirar enquanto pesquiso o que me faz desejar conhecê-la...mas este é um sonho antigo da Senhorinha...e pretendo realizá-lo , se Deus quiser.
Obrigada por suas carinhosas palavras e pelo incentivo, amiga!
Um beijo

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas