SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

sábado, outubro 07, 2017

Memórias  de uma senhorinha

“ Segue o teu destino, rega as tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias.”
Fernando Pessoa



Nossa senhorinha se pautava nestes sábios ensinamentos e seguia o seu destino, pisando delicadamente em organzas e linhos, calma e tranquila sem se preocupar com as sombras que porventura surgissem em seu caminho. Achava difícil fechar a porta, as raízes das lembranças eram profundas e o seu relicário guardava relíquias importantes e de intenso valor afetivo. Vivia cada dia e saboreava cada momento, sem jamais se esquecer do passado. As brincadeiras com os filhos, a ternura dos contos de fadas e das melodias de ninar, estavam ali, como personagens de uma história por demais importante para ser relegada ao esquecimento.


.................................................



Mergulhou em seus planos de aula ( Já sem prática. Quem dera existissem os recursos de hoje)...


  
Sua primeira turma foi de 1ª Série . Doces e meigas crianças, ávidas por novidades, apaixonaram-se pela professora nova, forasteira na cidade onde todos se conheciam. A professora que sempre ficara com a "melhor sala" de 1ª série estava de licença e por este motivo ela foi agraciada com esta turma. Amou os novos alunos e adotou um livro que encontrou na biblioteca da escola. A Casinha Feliz, nome do livro.O Método :Fônico.

Alfabetização pelo método Fônico - A Casinha Feliz

"Quando se fala sobre alfabetização, sempre surge a discussão sobre o melhor método. Os argumentos, na teoria, parecem fazer sentido...com boa argumentação, é possível convencer qualquer pessoa que não entenda do assunto sobre a superioridade de um ou outro método (é o que fazem as escolas). No entanto, toda a pesquisa científica sobre alfabetização nos últimos 80 anos, realizadas em várias populações, mostrou claramente a superioridade do método fônico. E é por isso que o governo de países que são destaque em alfabetização recomendam o método. Não vou discutir as razões políticas/ideológicas para que o mesmo não seja adotado no Brasil. Minha intenção é apenas divulgar essa informação e, ao mesmo tempo, apresentar a vocês um material que considero fantástico para a aplicação do método."

E este material fantástico foi o que nossa senhorinha encontrou, vasculhando a biblioteca da escola, ainda embalado em pacotes, muitos pacotes.









 Vamos deixar nossa senhorinha às voltas com estes pacotes de livros e em sua busca por métodos mais modernos e instigadores. Ela gosta de assumir riscos e enfrentar desafios, lembram-se?
........................................................................................

Eu vou, porém voltarei... aguardem!!!


Leninha  Brandão

   
[

8 comentários:

chica disse...

Gostei de ler mais essa passagem de vida da nossa senhorinha...Ela deve ter se divertido entre as preparações de aulas para os pequenos, com esses livrinhos. beijos, lindo dia! chica

Jô Turquezza disse...

Oi querida amiga, adoro suas historinhas.
Só não tenho muito tempo para comentar, mas leio.
Meu filho foi alfabetizado pela método "Casinha Feliz". gostei muito.
Beijos minha linda.
blogjoturquezzamundial
australiacomcappuccino

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Minha querida Jô,
Sei que seu tempo é curto e por isso dou um imenso valor à sua visita e ao comentário.
Meu filho também foi alfabetizado pelo método fônico....daí o entusiasmo ao encontrar este tesouro abandonado na biblioteca da escola.
Um beijo carinhoso, minha linda!

Unknown disse...

Os comentários foram feitos no computador do trabalho, daí o nome SONOSERRA.
Leninha Brandão

Unknown disse...

Chica muito querida,
Preparar as aulas novamente, após um tempo enorme parada, constituiu sim, uma alegria para nossa senhorinha. Pobreza de recursos aliada a uma vontade de criar muito grande, a impulsionaram.
Obrigada por sua visita e por sua perspicácia ao interpretá-la.
Um beijo.
Leninha

10 outubro, 2017 11:13

manuela barroso disse...


Depararmo-nos com situações nova é sempre uma incógnita que nos cria alguma ansiedade, mas a SENHORINHA sempre ávida de coisas novas, enfrenta cada desafio com a naturalidade de sempre. Por isso não admira que todas as situações sejam resolvidas com a mesma destreza e alegria. E mais uma vez, afirmo que és uma referência nessa tua maneira de enfrentar obstáculos. Porque esmorecer...nunca li, nem ouvi. Até hoje, minha querida e doce Leninha!
O meu carinho num terno abraço!

Dalva Rodrigues disse...

Oi Leninha! Vou pesquisar a respeito, fiquei curiosa. Dar aulas para crianças nesta fase deve ser muito gratificante. No aguardo de novas aventuras com essa turminha da 1ª série.
Beijos!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas