SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

segunda-feira, abril 16, 2012

MINHAS MEMÓRIAS DE MENINA







L
E nossa menina,já não tão menina,vivia em um torvelinho,com suas obrigações diárias,arrumar a casa,estudar,cuidar do irmão,sair com as amigas,e ler.
Porque ela lia muito,todos os dias,o que lhe caísse às
Teresnha,Julinho e Leninha
mãos,não só os seus amados livros de Delly,mas José de Alencar,Machado de Assis,Eça de Queirós,Jorge Amado e os  poetas......................................... .Ah,os poetas eram o seu encanto e sua paixão.
Naquela época,havia os auditórios semanais no colégio e as meninas declamavam enquanto outras,como a amiga Lucina,tocavam piano.Cantavam também e as freiras organizavam corais,com músicas sacras e algumas outras do cancioneiro popular.



Carlos Galhardo
E o rádio era outra de suas paixões,ouvia todos os programas musicais,Carlos Galhardo e Francisco Alves,aos domingos e o programa de auditório famoso entre as moçoilas daquela época:Programa José de Alencar,onde cantavam as atrações da música de fossa,Nora Ney,Linda Batista,Angela Maria e Elizete Cardoso.Havia também o programa Manuel Barcelos,iguamente de grande audiência.E  anotavam as letras das canções,cada menina possuia o seu caderninho,onde,com letra caprichada e alguns decalques para enfeitar,se escreviam as grandes paixões,os amores condenados ao desencanto e as dores de cotovelo mais atrozes.Porque as nossas meninas sofriam muito por amores não correspondidos,amores impossíveis e sonhos despedaçados.Os corações viviam partidos e quando Nora Ney cantava:
 Ninguém me ama ,ninguém me quer,ninguém me chama de meu amor,a vida passa e eu sem ninguém e quem me abraça,não me quer bem, era a dor de cada uma delas que estava sendo cantada,tolas e ingênuas meninas que acreditavam em contos de fadas e em príncipes em cavalos brancos..
Leninha ,Julinho e TeresinhaViviam em preto e branco,como suas fotos e sonhavam,almejavam viver em technicolor,como os filmes que assistiam.


Technicolor é uma marca norte-americana pertencente à Technicolor Motion Picture Corporation em que o processo consistia na coloração dos filmes. Foi utilizado até a década de 60.
A Technicolor era a segunda maior empresa de coloração cinematrográfica após a britânico Kinemacolor e a mais utilizada pelos estúdios de Hollywood de 1922 a 1952.








Leninha
 Músicas que ela ouvia


 Ninguém Me Ama - Nora NeyAlguém Como Tu - Dick Farney Kalu - Dalva de Oliveira Me Deixa em Paz - Linda Batista Delicado - Percy Faith Mãezinha Querida - Carlos Galhardo Maria Candelária - Blecaute India - Trio Cristal Serra da Boa Esperança - Francisco AlvesLama - Angela Maria
 Sábado em Copacabana - Lúcio Alves Mona Lisa - Nat King Cole Nunca - Isaura Garcia Be My Love - Mario Lanza
 Menino Grande - Nora Ney
Não Tem Solução - Dorival Caymmi "The Third Man" Theme - Anton Karas
 Máscara da Face - Dircinha Batista Se Eu Errei - RisadinhaAlvorada de Luz - Trio de Ouro Blue Tango - Leroy Anderson Perdoar - Lurdinha Bittencourt A Mulher do Meu Amigo - Francisco Alves The Little White Cloud That Cried - Johnnie Ray & Four Lads Coimbra - Les BaxterAmanhã Será Tarde Demais - Marlene I Get Ideas - Tony Martin
 Conversando Com a Chuva - Trio de Ouro Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda - Carlos Galhardo Índia - Cascatinha & Inhana Luz de Vela - Marlene Meu Primeiro Amor (Lejania) - Cascatinha & Inhana
Poeira do Chão - Dalva de Oliveira Quem Sabe? - Stellinha Egg Amor, Meu Grande Amor - Nora Ney Risque - Linda Batista
 My Truly, Truly Fair - Guy Mitchell
 Sodade, Meu Bem, Sodade - Vanja OricoChalana - Duo Brasil Moreno


E aos domingos,após a Missa,iam todas para a casa de um amigo.filho do prefeito da cidade,ouvir música em uma eletrola..............................................................................
..era o máximo do luxo,o sonho de consumo de todas elas,ouvir discos,LPs.e compactos...Moonlight Serenade,Blue moon,My Foolish Heart,melodia do filme com o mesmo nome,que amavam,com Susan Hayward ,e choravam,dançavam e viam a vida cor de rosa,como só se vê quando se tem quinze anos...



Voltarei na semana que vem,aguardem!!!

36 comentários:

chica disse...

Miuito legal estar tendo o prazer de te acompanhar, ver fotos, ir no teu baú de memórias. Lindo,Leninha! beijos,ótima semana!chica

Ivana disse...

Leninha

Você é uma pessoa muito culta, e toda vez que venho aqui aprendo muito, não tanto quanto você, porque você sabe tudo.

Leninha gostaria muito de saber quem são essas moças tão bonitas e também o garotinho, rsss

Bjs

Moro em um Kinder Ovo disse...

Senti falta das legendas das fotos, para que a gente possa identificar cada um. E no seu baú de memórias a cada dia, vamos recordando um tempo que ficou na saudade,

Anônimo disse...

Um verdadeiro álbum de memórias encantadoras e saudosas com certeza. Adorei ler e que bom que está compartilhando conosco suas memórias.
Lindas fotos e texto encantador!
Beijokas doces e uma boa semana.

lis disse...

oi Leninha
Que delícia de post !
é o máximo do luxo também essas recordações, as fotos amarelecidas ,em preto e branco, voce tão menina e tao doce , adorei demais essa foto do laço de fitas.Um show!
repara os detalhes da roupa, com rendinhas! e a falta de dentes tbém rs o olho brilhando pro fotógrafo!
vou ficar mais um pouco olhando tudo e anotando umas musicas que quero ouvir no you tube rs
meu abraço ,meu afeto, minha admiração.
* voce está inspirada, eu hoje fiz uma postagem sem inspiração nenhuma, é o dia, vou dormir pra ver se melhora rs
beijos

Calu Barros disse...

Que deliciosa viagem a um passado não tão distante e que permanece vivo nas boas vivências da adolescente romântica e dedicada.Literatura e música, magia de todos os tempos para os corações sensíveis.
Adorei as fotos, Leninha.

OBS: Acredito que o Bookcrossing é de participação instantânea, mas para ter certeza, dê um pulinho lá no blog: luz de luma, yes party, que terá todos os passos, ok?
Bjos querida,
Calu

tecas disse...

Querida amiga Leninha, adorei este seu post!Maravilhosa viagem ao seu passado, às suas raízes. Simplesmente belo! Não era de se esperar outra coisa!:) Beijinho e uma flor.

Anne Lieri disse...

Leninha, seu relato está cada vez mais gostoso de ler!Adorei saber dos livros que gostava, as canções que ouvia e tb as fotos tão bonitas!Parabéns por esse belo post!Bjs e meu carinho!

Carolina disse...

Preciosas memórias, Leninha. Uma entrada magnífica y nostalgica.
Tamben adore suas fotos maravilhosas de um tempo divino!
Abrazos.

Elvira Carvalho disse...

Mais uma deliciosa volta pelo baú das recordações. E as fotos? Uma maravilha.
Um abraço

Fênix27 disse...

Nossa que coisa boa,maravilhoso esse post.
Parabéns, é lindo,lindo.Obrigado por tuas visitas e comentários.
Leninha, tem selo ouro para o teu blog espero que goste.Esta no post de hoje.
Fique com Deus.
Bjos.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Olá, Leninha,
li hoje, também, a postagem anterior, com a narração sobre a linda debutante, a idade do maiores sonhos, dos mais coloridos.
Neste, agora, sinto-me sua irmã gêmea, com os mesmos gostos nos repertórios das músicas, dos filmes, dos artistas.
Tenho um amigo, no facebook, que quando a gente comenta fotos antigas, "coisas que o tempo levou", ele diz: "Tempos Inocentes". Concordo, é mesmo...

Adorei, as postagens. Agora, estou em dia, aqui rsrs...

Beijos afetuosas, mineira, dessa cearense que muito te admira!!!
Lúcia

Silenciosamente ouvindo... disse...

Leninha, gostei muito deste post,
de a conheecer um pouco.Obrigada
por se ter registado no meu blogue
http://plullina.blogspot.com
mas tenho outros blogues:
o meu primeiro: http://intemporal-
-pippas.blogspot.com e o último
http://sinfoniaesol.wordpress.com
se os quiser visitar, ficaria feliz.
Um beijinho.Voltarei sempre que
possa.
Irene Alves

Lunna disse...

Aceitei o convite da Fênix e vim te conhecer e encontrei um baú de memórias aberta, descortinando uma época já distante mais importante para vida hoje.
Beijinhos de alecrim
Lua.

manuela barroso disse...

Um en-can-tOOO!
As fotos!As fotos!
Lindos os teus caracóis! Lindos os teus cabelos, lindas as tuas expressões de menina e linda, linda no teu vestido cintado qual cinderela! Mas tu eras (e és...) um manequim Leninha! Um modelo!
Esses vestidos, essas rendas, essas fitas, tudo tão feminino! Depois a tua história com as tuas músicas com as letras num caderninho...Lá, aí, como aqui.
A tua forma de narrar é tão coloquial, com uma linguagem tão terna que me deixas com fome de mais. E tens o dom de terminar quando já nos prendeste à telinha!
Um abraço, menina dos caracóis linda!
Muito terno!

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Nossa que delicia estar aqui lendo estas histórias tão lindas que me fazem viajar no tempo com você, beijos Luconi

Anônimo disse...

OI querida que bom que gostou da mensagem que deixei no post...
Amiga que lindo seu blog adorei.
Ler suas recordações me fez sentir saudades de minha avó...
Estou te seguindo com prazer.
Deixo meu carinho e beijos de Canela

Renata Guidinha disse...

Sempre vale a pena esperar o próximo capítulo por aqui. Cada dia o encantamento aumenta.
As fotos são lindíssimas. O enredo delicioso. Adoreeeei!
Vc me fez lembrar de uma professora de piano que me "obrigou" aprender a tocar Blue moon que dizia ser a música da vida dela e eu acabei curtindo muito tbém. Vou até ver se ainda me lembro...
Consegui vencer hoje a batalha das declarações do IR (que faço de uma galera, ou melhor já avisei que fazia,rsrsrsrs) e já posso começar a mergulhar na blogosfera deliciosa.
Bjks mil

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia, querida amiga Leninha.

Que maravilha!
As fotos são lindas...

O rádio nessa época era um verdadeiro show! Os talentos eram selecionados, para o nosso deleite.

Como não havia TV, lia-se muito.
Esses que você citou, li vários.
Inclusive a PATA DA GAZELA, de JOSÉ DE ALENCAR.

O cinema lançava as estrelas de uma beleza tão ofuscante, que até o enredo ficava em segundo plano.

Ver era igual assistir.

A missa aos domingos...

Quando fazíamos alguma visita, sempre a moça da casa se oferecia para nos mostrar o seu enxoval. Era tudo delicado, feito aos poucos.
Às vezes, nem namorado tinha ainda.

Essa preparação toda era muito romântica e bonita.

Amei estar aqui.

Tenha um lindo fim de semana.

Beijos.

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom dia minha amada!
Gosto tanto dessa minha amiga que fico horas por aqui lendo essa linda história de vida,amo demais saber como as pessoas viveram na suas infâncias...principalmente os amigos...vc descreve tão lindamente,se vc viveu assim,deve ser muito feliz e uma saudosista...
bjaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Boa tarde querida!
Seja muito bem vinda ao meu simples cantinho!

Que post mais lindo e cheio de emoção!!
Tão bom viajarmos nas doces recordações dos tempos que não voltam mais ...
Melhor ainda é ter a certeza de que tudo valeu á pena!

Um fim de semana cheia de alegrias.

Bjs

Evanir disse...

O grande amor que há numa grande amizade
significa mais do que as palavras podem dizer
porque uma grande amizade é um milagre que abençoa
os dias que temos para viver.
Um dos milagres da minha vida
é simplesmente, ter conhecido você.
Um feliz final de semana
obrigada por fazer parte a minha Viagem.
Beijos no coração.
Evanir..

mfc disse...

Eram outros tempos em que tudo tinha uma importância que nos absorvia e em que não havia a informação que há hoje... e em que o nosso mundo estava demasiado perto de nós e para além daquele pequeno círculo nada existia!!
Beijinhos, Leninha!

Arione Torres disse...

Leninha,
A esperança é algo que traz o sol às sombras das nossas vidas. É nosso vínculo com um amanhã melhor: Quando a esperança se vai, também se vai nossa força vital. Enquanto a esperança permanece viva, também permanece nossa determinação de prosseguir
...........................................................
Tenha um lindo começo de semana e que Deus te abençoe sempre, bjinhos iluminados, bjus...

lis disse...

Leninha
Deixando um abraço desejando que sua semana seja especial

Helena Chiarello disse...

Leninhamada!

Como são gostosos esses momentos de ler e "aprender" você!
Como são bonitas essas lembranças!
Como é bom participar disso e trazer à memória do coração alguns momentos vividos de forma tão parecida!

Um beijo gigante e meu sempre carinho, querida amiga!

Lucia Costa Siqueira disse...

Oi
Querida
Lindas de mais
Suas lembranças!!!!!!!!!

Obrigado por sua gentil vst e comentário carinhoso

Tenha uma bela semana
Bjsss

Anônimo disse...

OI querida Leninha estou aqui novamente e quero te desejar uma linda terça feira muito abençoada e feliz.
Obrigada pela visita.
Beijos de Canela

vendedor de ilusão disse...

Olá querida, você convidou e aqui estou! Adorei seu blog, é simplesmente maravilhoso; são reminiscências que devem lhe encher de orgulho - imagino. Parabéns!

vendedor de ilusão disse...

Leninha, só faltou você seguir meu blog!
Um beijo.

Anônimo disse...

Obrigada Leninha mais uma vez por estar em meu blog me prestigiando.
Muito querida vc!
Amiga quero desejar uma quarta-feira cheia de coisas boas!
Beijos de Canela

SOL da Esteva disse...

Querida Leninha

Quando recuo no tempo, para me alinhar, encontro-me a viver por dentro a tua História.
Delicio-me e como que sonho...

Beijos

SOL
http://acordarsonhando.blogspot.pt/

Mariazita disse...

Querida Leninha
Como é que esta sua postagem me escapou???
Muitas preocupações, é o que é...

Pois bem, aqui estou hoje. Li com o maior interesse e adorei.
E, embora vivendo em países diferentes, com um oceano a separar-nos, encontro tantas semelhanças com a minha juventude...
As leituras... a música... essa "ninguém me ama, ninguém me quer..." fez as minhas delícias.E todas as de Dick Farney - a saudade mata a gente, a noite do meu bem, etc. etc...
Bons velhos tempos.

As fotos são lindas! E vc era uma menininha muito fofa.
Parabéns.

Continuação de boa semana. Beijinhos

Élys disse...

Você me fez recordar. Gostei muito!...Saudades!...
Um post maravilhoso.
Beijos.

Jo Turquezza disse...

Ah querida Leninha, que postagem mais linda essa. Se eu tivesse muitas fotos de pequena também faria assim. Mas meus pais faleceram cedo e nossas fotos se espalharam e ainda não conseguimos juntar (somos três irmãos).
Lembrei-me de muita coisa que vivi também ........ dá uma saudade daquele tempo, pela inocência das crianças que demoravam a "crescer" e curtiam muito mais a vida e os amigos ........
Tudo muito lindo por aqui.
Parabéns amiga.
Beijos.

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ prix cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis pas her
http://prezzocialisgenericoit.net/ acquistare cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas