SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

domingo, agosto 02, 2020

Reflexões

Uma pausa em minhas Memórias para um texto que recebi hoje e achei muito pertinente ao momento que estamos atravessando. Amanhã retornarei às Memórias de uma Senhorinha



SÁBADO, 1 DE AGOSTO DE 2020
Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera! 

✰ Artigo de Miryan Lucy de Rezende

Lembro-me bem. Foi quando julho se foi, que um vento mais gelado, mais destemperado, que arrastava ainda folhas deixadas pelo outono, me disse algumas verdades. Convenceu-me de que o céu começaria a apresentar metamorfoses avermelhadas. Que a poeira levantada por ele daria lições de que as coisas nem sempre ficam no mesmo lugar e que é preciso aceitar que a poeira só assenta depois que os redemoinhos se vão.
Foi quando julho se foi que a minha solidão me convidou para uma conversa. E me contou de tempo de esperas. E me disse que o barulho das árvores tinha algo a dizer sobre aceitação. E eu fiquei pensando como elas, as árvores, aceitam as estações que, se as estremecem, também lhes florescem os galhos. Mas tudo a seu tempo. Foi em agosto que descobri que os cachorros loucos são, na verdade, os uivos que não lançamos ao vento. São nossos estremecimentos particulares que a nossa rigidez de certezas não nos permite encarar.
O mês de agosto tem muito a ensinar. Porque agosto é mês jardineiro, é dentro dele, berço do inverno, que as sementes dormem. Aguardam seu tempo de brotar. Agosto é guardador da boa-nova, preparador de flores. Agosto é quando Deus deixa a natureza traduzir visivelmente o tempo das mutações.
Mude, diz agosto, em seu recado de sementes. Aceite, diz agosto, com seu jeito frio de vento que levanta poeira e a faz avermelhar o céu. Compartilhe, diz agosto. Agasalhos, sopas quentinhas, cafés com chocolate, abraços mais apertados – eles também aquecem a alma e aninham o corpo. Distribua mais afetos, que inverno é acolhimento, é tempo de preparar setembro. E, de setembro, todos sabemos o que esperar. Esperamos a arrebentação das cores, que com seus mais variados nomes vêm em forma de flores.
Vamos apreciar agosto, recebê-lo com o espanto feliz de quem não desafia ventos. Que ele desarrume e espalhe suas folhas e levante suas poeiras.
Aceite as esperas, mas coloque floreiras na janela.
Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera!
Miryan Lucy de Resende - Escritora

10 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de domingo, querida amiga Elvira!
Uma mensagem oportuna demais.
Fez bem em nós animar o agosto que será de muitos gostos.
Tenha uma nova semana abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

chica disse...

Que maravilha de partilha com esse belo texto! Adorei! Muito pertinente! beijos, tudo de bom,feliz AGOSTO! chica

Jô Turquezza disse...

Que lindo! É para pensar e se alegrar.
blogjoturquezzamundial
Beijos.

Elvira Carvalho disse...

Em Portugal se diz que Agosto é mês de desgostos, mas eu gosto do mês de Agosto. Casei a 16 de Agosto, peguei meu filho nos braços pela primeira vez em Agosto, minhas duas únicas sobrinhas nasceram em Agosto, minha nora também e a minha segunda neta, nasceu em Agosto do ano passado.
Abraço e saúde

Dalva Rodrigues disse...

Que texto maravilhoso, obrigada por compartilhar, Leninha!
Acho que das primeiras coisas que aprendi e retive, na escola primária foi as estações do ano...Diz tanto como esse texto.
Abração, amiga!

Ani Braga disse...

Olá Leninha querida


Fico muito feliz em conseguir reencontrar seu blog, há um tempo atrás perdi toda a lista dos blogs que eu seguia e pelo seu comentário não conseguia achar seu blog, pois quando a gente clica não aparece nenhum detalhe.
Gosto muito daqui, dos seus escritos e tenho muito carinho por você, pois você foi uma das primeiras pessoas que seguiram meu blog.

Beijos
Ani

Beatriz Bragança disse...

Querida Leninha
Muito obrigada pela sua visita ao meu blog e pelas palavras que me deixou.
Neste momento, apesar de estar bem, fisicamente, o certo é que não consigo escrever, não tenho ânimo. Oxalá que passe, mas, enquanto durar a pandemia, receio que nada será como era... e nem mesmo depois!
O seu texto, embora uma vivência diferente aqui no nosso rectângulo, (porque em agosto não é a mesma estação do ano,) é uma maravilha, para aprendermos lições com a Natureza: obrigada.
Um beijinho
Beatriz

MeandYou disse...

Olá, Leninha!
Que lindo post, muito inspirador e também cheio, repleto de esperanças que irão desabrochar agora com a chegada da primavera.
Não tenho nada contra Agosto que muitas pessoas têm, pelo contrário, vejo nele tudo isso que o artigo diz, Esperança acima de tudo.
um grande abraço e ótimo domingo!

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de sábado, querida amiga Leninha!
Perdão por tê-la chamado por outro nome no último comentário ...
Você besta bem, querida?
Oxalá que sim!
Dè-nos notícias, por gentileza.
Tenha um ótimo final de semana abençoado!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Leninha!
Tive uma tia mãe... que falta faz!
Que sua sobrinha seja feliz e abençoada!
Ter uma tia mãe é uma benção!
Post lindo em homenagem na mensagem que já tinha lido em agosto.
Curte muito como filha, pois ela sente... No ��.
Ficará muito feliz, certamente.
Tenha um ótimo domingo!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas