Reflexões
Uma pausa em minhas Memórias para um texto que recebi hoje e achei muito pertinente ao momento que estamos atravessando. Amanhã retornarei às Memórias de uma Senhorinha
SÁBADO, 1 DE AGOSTO DE 2020
Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera!
✰ Artigo de Miryan Lucy de Rezende
Lembro-me bem. Foi quando julho se foi, que um vento mais gelado, mais destemperado, que arrastava ainda folhas deixadas pelo outono, me disse algumas verdades. Convenceu-me de que o céu começaria a apresentar metamorfoses avermelhadas. Que a poeira levantada por ele daria lições de que as coisas nem sempre ficam no mesmo lugar e que é preciso aceitar que a poeira só assenta depois que os redemoinhos se vão.
Foi quando julho se foi que a minha solidão me convidou para uma conversa. E me contou de tempo de esperas. E me disse que o barulho das árvores tinha algo a dizer sobre aceitação. E eu fiquei pensando como elas, as árvores, aceitam as estações que, se as estremecem, também lhes florescem os galhos. Mas tudo a seu tempo. Foi em agosto que descobri que os cachorros loucos são, na verdade, os uivos que não lançamos ao vento. São nossos estremecimentos particulares que a nossa rigidez de certezas não nos permite encarar.
O mês de agosto tem muito a ensinar. Porque agosto é mês jardineiro, é dentro dele, berço do inverno, que as sementes dormem. Aguardam seu tempo de brotar. Agosto é guardador da boa-nova, preparador de flores. Agosto é quando Deus deixa a natureza traduzir visivelmente o tempo das mutações.
Mude, diz agosto, em seu recado de sementes. Aceite, diz agosto, com seu jeito frio de vento que levanta poeira e a faz avermelhar o céu. Compartilhe, diz agosto. Agasalhos, sopas quentinhas, cafés com chocolate, abraços mais apertados – eles também aquecem a alma e aninham o corpo. Distribua mais afetos, que inverno é acolhimento, é tempo de preparar setembro. E, de setembro, todos sabemos o que esperar. Esperamos a arrebentação das cores, que com seus mais variados nomes vêm em forma de flores.
Vamos apreciar agosto, recebê-lo com o espanto feliz de quem não desafia ventos. Que ele desarrume e espalhe suas folhas e levante suas poeiras.
Aceite as esperas, mas coloque floreiras na janela.
Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera!
Miryan Lucy de Resende - Escritora
10 comentários:
Boa noite de domingo, querida amiga Elvira!
Uma mensagem oportuna demais.
Fez bem em nós animar o agosto que será de muitos gostos.
Tenha uma nova semana abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Que maravilha de partilha com esse belo texto! Adorei! Muito pertinente! beijos, tudo de bom,feliz AGOSTO! chica
Que lindo! É para pensar e se alegrar.
blogjoturquezzamundial
Beijos.
Em Portugal se diz que Agosto é mês de desgostos, mas eu gosto do mês de Agosto. Casei a 16 de Agosto, peguei meu filho nos braços pela primeira vez em Agosto, minhas duas únicas sobrinhas nasceram em Agosto, minha nora também e a minha segunda neta, nasceu em Agosto do ano passado.
Abraço e saúde
Que texto maravilhoso, obrigada por compartilhar, Leninha!
Acho que das primeiras coisas que aprendi e retive, na escola primária foi as estações do ano...Diz tanto como esse texto.
Abração, amiga!
Olá Leninha querida
Fico muito feliz em conseguir reencontrar seu blog, há um tempo atrás perdi toda a lista dos blogs que eu seguia e pelo seu comentário não conseguia achar seu blog, pois quando a gente clica não aparece nenhum detalhe.
Gosto muito daqui, dos seus escritos e tenho muito carinho por você, pois você foi uma das primeiras pessoas que seguiram meu blog.
Beijos
Ani
Querida Leninha
Muito obrigada pela sua visita ao meu blog e pelas palavras que me deixou.
Neste momento, apesar de estar bem, fisicamente, o certo é que não consigo escrever, não tenho ânimo. Oxalá que passe, mas, enquanto durar a pandemia, receio que nada será como era... e nem mesmo depois!
O seu texto, embora uma vivência diferente aqui no nosso rectângulo, (porque em agosto não é a mesma estação do ano,) é uma maravilha, para aprendermos lições com a Natureza: obrigada.
Um beijinho
Beatriz
Olá, Leninha!
Que lindo post, muito inspirador e também cheio, repleto de esperanças que irão desabrochar agora com a chegada da primavera.
Não tenho nada contra Agosto que muitas pessoas têm, pelo contrário, vejo nele tudo isso que o artigo diz, Esperança acima de tudo.
um grande abraço e ótimo domingo!
Bom dia de sábado, querida amiga Leninha!
Perdão por tê-la chamado por outro nome no último comentário ...
Você besta bem, querida?
Oxalá que sim!
Dè-nos notícias, por gentileza.
Tenha um ótimo final de semana abençoado!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Olá, querida amiga Leninha!
Tive uma tia mãe... que falta faz!
Que sua sobrinha seja feliz e abençoada!
Ter uma tia mãe é uma benção!
Post lindo em homenagem na mensagem que já tinha lido em agosto.
Curte muito como filha, pois ela sente... No ��.
Ficará muito feliz, certamente.
Tenha um ótimo domingo!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Postar um comentário