..........................................................................................................
E chegou o dia do baile,tão esperado por todas:E alimentavam um sonho,Dolores Duran em pessoa,cantando no palco do Muriaé Tênis Clube...mas este era um sonho impossível...
Teriam que se contentar com a orquestra do Clube, excelente,diga-se de passagem, e que executaria as músicas de Dolores, Linda Batista, Nora Ney e dos cantores da época:Nélson Gonçalves,Carlos Galhardo,Francisco Alves e os mais novos Vinicius,Tom,João Gilberto,já começando a Bossa Nova a surgir no cenário musical brasileiro.
..............................................................................................................
A década de 50 foi marcada por grandes transformações na cultura musical brasileira : influência do pós-guerra, início da televisão com forte presença dos meios de comunicação, aumento da participação de intelectuais junto às bases populares da música brasileira, melhoria econômica da população e apelo nacionalista iniciado pelo governo de Getúlio Vargas.
A década de 50 foi marcada por grandes transformações na cultura musical brasileira : influência do pós-guerra, início da televisão com forte presença dos meios de comunicação, aumento da participação de intelectuais junto às bases populares da música brasileira, melhoria econômica da população e apelo nacionalista iniciado pelo governo de Getúlio Vargas.
As elites intelectuais brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro, começaram a participar mais ativamente dos movimentos de música popular brasileira, onde até os anos 40 predominavam compositores de muita sensibilidade porém com pouca bagagem intelectual.
Dessa maneira as músicas brasileiras passaram a ter mais atenção por parte da comunidade musical que as estrangeiras como boleros e tangos.
Nesse contexto nasceu a Bossa Nova, durante final da década de 50.
Os principais artistas e compositores iniciadores da bossa nova foram : Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Baden Powell, Luizinho Eça, os irmãos Castro Neves, Newtom Mendonça, Chico Feitosa, Durval Ferreira, Nara Leão, Sylvia Telles, Luis Carlos Vinhas, Johnny Alf e muitos outros.
Impossível precisar o início da Bossa Nova, mas admite-se que o lançamento em 1958 do LP Canção do Amor Demais com Elizeth Cardoso interpretando Chega de Saudades de Tom e Vinicius, entre outras, tenha sido o marco inicial da Bossa Nova; nesse LP João Gilberto surpreendeu a todos com sua nova batida de violão; foram experiências musicais de vários artistas, principalmente da turma que frequentava a casa de Nara Leão; admite-se a influência do jazz na batida da Bossa Nova.
Sucederam-se "Samba de uma nota só" de Tom e Newton Mendonça, "Desafinado", "Garota de Ipanema", "Só danço samba" estas últimas de Tom e Vinícius e muitas outras, marcando definitivamente a Bossa Nova como o grande movimento da moderna Música Popular Brasileira.
....................................................................................
---------------------
---------------------
E também havia os ídolos da música internacional,estava surgindo o rock....Com Elvis Presley,a mania das adolescentes dos anos cinquenta.
Elvis Presley,e tantos outros povoavam o universo daquelas meninas...lembranças do tempo em que iam ouvir música na casa do amigo(único e feliz possuidor de uma eletrola) .
Asnavour
|
O cinema, o rádio,eram as maiores paixões de quem respirava romantismo naqueles Anos Dourados.
............................................................................................................
O clube,todo iluminado as conduzia aos filmes de Hollywood e eram as protagonistas da mais bela história de sonhos,ilusões e brilho.Deslizavam pelo salão como princesas de um conto de fadas...e eram realmente as princesas por uma noite,qual Cinderela em sua mágica fantasia...
Os rapazes,garbosos em seus ternos eram os príncipes que lhes povoavam o imaginário e as levavam a rodopiar pelo salão vertiginosamente...
Pares trocavam juras de amor eterno,mergulhando em seguida na loucura de um rock agitadíssimo...
E nossa menina,já quase comprometida,só dançava com o pretendente,par fixo e irremediávelmente único.Sério,compenetrado(e ciumento)vigiava-lhe os olhares,não admitindo sequer uma brincadeira com as amigas.Seria um sinal,um aviso de que algo não correria muito bem?Não,ela não pensava nisto,estava encantada com o futuro e vivia este presente como se fora uma dádiva e ela uma predestinada a um belíssimo happy end...
E o baile chegou ao fim...as amigas se separaram e um novo ciclo estaria por vir...
Adeus aos sonhos da juventude,às brincadeiras ainda infantis,às melhores amigas e à feliz e descompromissada vidinha.
Estou encerrando um ciclo...mas na próxima semana voltarei...