SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

sexta-feira, dezembro 16, 2011

DE POUSO ALEGRE A PONTE NOVA



"






Outra viagem,.preparativos,despedidas,desencontros,algumas lágrimas e a expectativa...mais uma estação...são só dois lados da mesma viagem,mas a nossa menina de tranças nada sabia das plataformas do Milton e nem que a vida nos tira,mas também nos devolve,nos traz espinhos mas também flores que perfumam e compensam a aridez das estradas.

De Pouso Alegre a Ponte Nova ,mais estações e paisagens diferentes passavam rapidamente diante de seus olhos infantis...

>
O agente ferroviário,com seu picotador em mãos,passava picotando passagem por passagem e se encantava com a menina prosa que sempre uma pergunta lhe fazia...e as estações se sucediam,com seus moleques vendendo um doce de amendoim com um nome sugestivo,pé de moleque...
E era gostoso,muito doce e crocante.O pai,continuava com a mania de descer nas estações para esticar as pernas,porém agora ela não chorava,ia ao seu lado,sorridente e o mundo parecia sorrir para ela,imagem da alegria segura e feliz,de mãos dadas com ele.

POUSO ALEGRE
Município de Pouso Alegre, MG                               
Ramal de Sapucaí - km 253,961 (1960) MG-0616
Inauguração: 21.03.1895
Uso atual: Centro de Convivência do Idoso sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.
A ESTAÇÃO: A estação de Pouso Alegre foi inaugurada em 1895. Desativada há anos, hoje (2008) abriga o Centro de Convivência do Idoso do município. À noite sua antiga plataforma torna-se abrigo de indigentes. Entre a estação anterior, Porto Sapucaí, e a de Pouso Alegre, alguns poucos quilômetros de trilhos do antigo ramal foram mantidos no local e foi construída uma estação, na entreda da cidade, para fins turísticos. (Veja também POUSO ALEGRE-TURÍSTICA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Eduardo Lana; http://themodelsbank.wordpress.com)
..
Segura e feliz,a nossa menina chega ao destino,Ponte Nova...
Uma nova cidade,uma nova vida...bem diferente da plana Pouso Alegre,as montanhas a receberam e um novo sotaque a surpreendeu ...mas isto era o mínimo na sucessão de mudanças que aconteceriam em sua vida .Não havia colégio de freiras na cidade,mas em uma vila afastada,Palmeiras,e o pai não a deixaria jamais ir sózinha para tão longe.Foram até lá para conhecer o colégio...
                                                                    

E era tudo o que ela mais queria...lindo,imponente,sólido...e ao entrar o seu sonho se materializou...as freiras,belas em seus hábitos,pareciam flutuar com seus passos leves e delicados.E o pai estava quase concordando em deixá-la como interna,mas a Madre Superiora o convenceu de que o melhor para ela seria a convivência com a família...foi-se o sonho.Página virada.


Meus amores,aguardem...voltarei logo.
Leninha                                                         

9 comentários:

Leninha Brandão disse...

AMIGOS QUERIDOS

Renata Guidinha,Chica,Severa,Fadinha,Majoli, Clemente Germano e Sol,

Não sei o que ocorreu,mas a postagem:De Pouso Alegre a Ponte Nova,desapareceu e também com ela,os comentários de vocês.Tive que refazê-la,mas os comentários não consigo recuperá-los...perdoem-me,coisas de amadora.

mfc disse...

Há viagens que nos ficam para sempre!
São recordações muito nossas e que sempre nos fazem sorrir!

chica disse...

Adorei te ler e ver mais um pouco das tuas viagens...Muito legal! beijos,tudo de bom,chica

Anônimo disse...

Passando para desejar Boas Festa
Leninha querida!
Hohoho FELIZ NATAL junto aos seus!!!
Sucesso sempre 2.012
Estou indo viajar semana que vem
retorno só em janeiro Ok
Obrigada por compartilhar sua amizade
carinho e essas Maravilhas!
Amigas para sempre te aguardo
em janeiro 2.012 beijos no core
e só ALEGRIA...
PAZ E LUZ PARA HUMANIDADE..

Toninho disse...

E com voce vou refazendo minhas saudades das tantas Minas tão Gerais.
Muito bom amiga estar com voce neste trem da vida até a plataforma daquela estação.
Carinhoso abraço.

Aleatoriamente disse...

Leninha preciosa minha.
Que lindo te ler, muita emoção aqui.

Querida...Obrigada por este tempo que tive o prazer de te conhecer , e sentir o ser humano maravilhoso que és.A tua amizade é um tesouro valioso que jamais quero perder.
Agradeço a Deus por tê-la posto em meu caminho.

Feliz natal amada!

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Boa noite minha querida amiga Leninha.

Estivemos juntos por mais um ano, para minha alegria, no blog, no facebook, no orkut, no e-mail, não importa, eu agradeço.

Há de ser o Natal um grande momento de paz. Há de ser o Ano Novo um tempo de amor.

Que a paz, o amor e a harmonia permaneçam em seus corações e seus lares.

Quando em minhas preces, agradeço por vocês existirem na minha vida, enxergo minha pessoa, tão frágil, tão “comum”, tão indignada com as coisas do mundo e me pergunto,como cheguei a vocês?

Sem planejar, até mesmo sem perceber, aumentou minha família.

Escuto um eco enorme à minha pequena voz... vocês apareceram na minha telinha, tão natural, tão espontâneo!

Chego a pensar que sempre foi assim. É assim!!!

Percebo ainda, que falamos em

Anas, Josés, Cecílias, Beths, Carminhas, Marias essa e aquela, Edisons, Eloys, Fátimas, Veras e tantos outros, como pessoas de minha maior convivência, na mesa do jantar, ou mesmo almoço.

Quero desejar agora;

Da minha família para a sua família, um FELIZ NATAL.

FELIZ ANO NOVO.

Que a paz do Natal se multiplique no ano que se inicia.

Obrigada por fazerem parte da minha vida.

DEUS os abençoe.

FIQUEM COM DEUS.

BlueShell disse...

As recordações fazem parte da vida!
Bj
BShell

Gaivotadourada22 disse...

Leninha...
Adorei, ler tua publicação foi como assistir um filme tendo você como protagonista. A narrativa dos cenários tão bem construída quase nos coloca como coadjuvantes...
Lindo, adoro ler você!
Beijos Mil!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas