SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

domingo, novembro 20, 2011

PERFUMES___ UM POUCO DA HISTÓRIA

Como várias amigas estão falando sobre perfumes e sinto verdadeira fascinação por este assunto,resolvi fazer esta pesquisa,cujo teor me interessou muito.
Uma pessoa perfumada,com a alma lavada se sente...pelo menos,eu me sinto assim...

Perfume primitivo

Uma derivação do latim “per fumus” a palavra “perfume” significa “através do fumo”, numa clara alusão à arte de confeccionar aromas irresistíveis, uma arte que existe há milhares de anos. Ao longo da sua história, o perfume já desempenhou vários papéis: uma substância sagrada, terapêutica, uma forma de embelezamento do corpo e uma arma de sedução.

Depois do homem ter descoberto o fogo, depressa aprendeu que a queima de algumas madeiras, resinas e ervas, libertavam aromas agradáveis e tudo o que era agradável os povos primitivos utilizavam para agradar aos deuses. Esta prática foi adoptada pelos Egípcios que, através de rituais específicos, queimavam substâncias aromáticas diferentes a horas distintas do dia. O papel do perfume nos rituais religiosos foi dominante até ao século XVI a.C. A partir dessa altura, ou seja entre os anos 1580 e 1085 a.C., os perfumes eram utilizados de duas maneiras: ou queimados na forma de incenso ou aplicados no corpo através de bálsamos e óleos perfumados com intuitos médicos, mas também cosméticos, aos quais as mulheres egípcias começaram a recorrer com frequência, utilizando-os como armas de sedução. Diz-se que Cleópatra era perita nesta arte, mas também na arte de confeccionar os seus próprios perfumes. Aliás, os egípcios começaram a utilizar os seus vastos conhecimentos na área para criar os óleos necessários para embalsamar os seus mortos, prática que dominaram como mais ninguém. Da sua contribuição para a história do perfume ficaram ainda alguns dos primeiros frascos de perfume em vidro.

Um aroma que ficou

As fragrâncias perfumadas seguiram depois para todo o mundo. Na Índia, e depois de uma utilização inicial estritamente religiosa, tornaram-se num dos maiores prazeres das mulheres indianas, que passavam horas a fio submersas em banhos perfumados ou a untarem o corpo com óleos divinais. Nessa altura, uma mulher que não estivesse perfumada, era uma mulher que não estava bem! Na China e no Japão, os perfumes não eram directamente aplicados no corpo, mas eram utilizados para pulverizar os kimonos ou usados num saquinho ao pescoço.


Séculos XX e XXI, perfume indispensável

Hoje, a indústria dos perfumes continua de vento em popa com mais de 30 mil fragrâncias conceituadas no mercado. Assinado por um estilista, actor ou estrela rock, o perfume tornou-se um acessório indispensável para homem e para mulher, está acessível a qualquer pessoa e é uma das prendas mais oferecidas no mundo. É claro que muito mudou em termos de técnicas de produção, matérias-primas utilizadas, formas de apresentação e divulgação, mas uma coisa mantém-se: a aura de mistério e romance em torno de cada novo perfume lançado.

9 comentários:

MA FERREIRA disse...

Oi Leninha!!

Hoje conheci um pouco mais sobre perfumes. Bacana seu post.

Eu gosto de perfume. Mas não em exagero. Fab me para elevar a auto estima,


bj..boa semana!!

ELAINE disse...

Ôi Leninha! Tô aqui! E... já me sentindo toda perfumada! Obrigada pelo carinho! Pode me seguir de volta! http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
Elaine Averbuch Neves

Anônimo disse...

Olá Leninha adoro perfumes,
essência doce e amadeirado
Beijos doce e obrigada
pelo carinho Cantinho Forno e Fogão
Linda semaninha queridona!

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom dia minha linda!
Feliz semana!
Amei esse post,me deu uma inspiração total...vc sabe como é escritor,de qualquer coisa é motivo para desenvolver qualquer tema.Depois dessa informação completa breve postarei algo perfumado,kkkkkkkk,devo a vc essa inspiração,kkkkkkkk
Ai como gosto de perfumes e aromas,kkkkkk
bjs

Ricardo e Regina Calmon disse...

DENTRE OS PERFUMES SENTIDOS E ASPIRADOS,TEU PERFUME E SIMPLICIDADE NOS FAZ MAIS SENTIR!

BZUZ
REGINA E RICARDO
VIVA LA VIE

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Oi, minha querida! primeiro queria te agradecer todo o carinho e amor deixado por voce lá no meu cantinho! adorei quando vi que estava passando pela segunda vez e ainda me deixando outro recadinho! quanto amor e carinho no seu coração e eu acho isso lindo demais...obrigada de coração...

E chego aqui e encontro esse post ma ra vi lho so!!!!!! sabe que ele complementa o meu demais!!!! vou fazer um link para cá no fim do meu post, tá?
Eu amo aromas, perfumes e essências e nunca fui pesquisar sobre isso?
nossa, amei esse post. Completo. Vou linkar, tá?

Um beijo querida! vou ver se no fim de semana passo aqui para dar uma fuçadinha nesse blog lindo!

Leninha Brandão disse...

Meus amigos queridos Ma,Elaine,Sílvia,Severa,Ricardo e Regina e Liz,
Obrigada pelo carinho e ternas palavras.Amo vocês.

Bjssssssss,
Leninha

Ricardo e Regina Calmon disse...

Nós também te amamos,Leninha querida!

Viver É Pura Magia, não é verdade???

Viva La Vida!

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde, querida amiga Leninha.

Que assunto lindo e perfumado...
Adorei!!
Como eu gosto de vários aromas, eu intercalo. Atualmente estou usando alfazema.

Eu estava com saudades.
Obrigada pela nossa amizade.

Fique com Deus.
Beijos.

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas