SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

quinta-feira, junho 23, 2011

CORPUS CHRISTI

A Igreja celebra hoje, 23, em todo o mundo a festa de Corpus Christi ou do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

A festa remonta ao século XIII e foi instituída pelo papa Urbano IV. Chamam a atenção, em muitos lugares, os tapetes coloridos feitos nas ruas para a procissão com o Santíssimo Sacramento.
Segundo o padre italiano Augusto Bergamini, no livro “Cristo, festa da Igreja – O Ano Litúrgico”, a festa de Corpus Christi “é produto da devoção eucarística medieval ocidental” e surgiu para afirmar a presença real de Cristo na Eucaristia “contra os erros de Berengário de Tours”, sendo  estendida a toda a Igreja pelo papa Urbano IV em 1264.

De acordo com Bergamini, a reforma do Vaticano II deu uma denominação mais completa à festa ao mencionar não apenas o Corpo, mas também o Sangue de Cristo.

6 comentários:

MA FERREIRA disse...

Leninha..bacana você compartilhar estas informações conosco.
Eu sempre aprendo algo com vc!!

Um grande beijo., com carinho..
da sua amiga,

Ma

chica disse...

Muito bom,Leninha! E aqui, pena que a chuva estragou parte da programação!beijos,chica

Élys disse...

É um dia que se deve festejar e refletir.
Beijos.

Maria Luiza disse...

Leninha, sua postagem foi de muito valor. Adorei aprender que o Concílio Vaticano II, acrescentou o sangue também neste rito tão maravilhoso onde declaramos publicamente o nosso amor para o Corpo e Sangue de Cristo!. Olhe só por vc ter sido sempre tão carinhosa, eu lhe passei um desafio maravilhoso. Eu adorei fazê-lo. Passe lá no Alquimia para vc ver o desafio. Bjbj bjbj!!!

Leh ou Helena disse...

Amiga Leninha,
que saudades de tudo isto! Mesmo no frio, os fiéis levantam cedo pra ajudar a enfeitar o trajeto da procissão.
Em poucas linhas você expressou bem esta linda festa religiosa.
Beijos

Helena Chiarello disse...

Sempre com postagens informativas e interessantíssimas, Leninha!

Ainda outro dia conversávamos aqui em casa sobre o significado dessa festa...

Sabe que quando eu era criança, minha mãe e irmãs sempre participavam da decoração das ruas para a procissão do Santíssimo Sacramento... Eu ficava fascinada com a beleza daqueles tapetes infindáveis! E durante a procissão, ao invés de me "concentrar" do motivo da festa, ficava observando e "viajando" nos desenhos e decorações.. rsss

Agora pouco deu uma passadinha no bloguinho da Ana Paula, e fiquei encantada com meu poeminha lá! Que amor! Obrigada, amiga querida, por tanto tarinho!

Um beijo grandão e um ótimo fim de semana pra você também!

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas