SONHOS E ENCANTOS

SONHOS E ENCANTOS

sexta-feira, maio 20, 2011

SOBRE "ÓCIO CRIATIVO"

O professor italiano, sociólogo do trabalho e escritor Domenico Di Masi tem dito em suas palestras pelo mundo afora que a escola prepara as pessoas para serem tristes. É, sem dúvida, uma fala audaciosa que tem mexido com os cânones do magistério. Como os professores podem se sentir realizados com seu trabalho, formando pessoas para a tristeza? Como fazer do exercício do magistério uma atividade de e para o prazer? São algumas das perguntas formuladas por Folha Dirigida ao autor de “O ócio criativo” e “Sociedade sem trabalho”, entre outros livros que pregam a importância da preguiça e o dever do ócio a milhares de leitores espalhados pelo mundo.

Nesta entrevista, a única em que aborda exclusivamente o trabalho do magistério, ele diz que o trabalho do professor é “o mais lindo” e privilegiado que existe, por se tratar de uma atividade de estímulo à convivência criativa. Entre os conteúdos fundamentais para um bom trabalho, Domenico aponta a vocação estética e ética, sem as quais o professor não poderá desempenhar bem o seu trabalho. Em relação a salário, na contramão da maioria que amarga as dificuldades impostas pela baixa remuneração, ele diz que não é essencial à qualidade do serviço: 

— É importante para dar uma certa tranqüilidade, mas não é fundamental — afirma.

Um comentário:

SOL da Esteva disse...

Leninha

Estou em sintonia com o Prof Domenico Di Masi.
Que os Professores o sejam, não só por vocação, mas também por devoção; mas que os deixem ser Professores e não Gestores Administrativos; que os deixem gerir os tempos e não sejam geridos por programas na maior parte desajustados ás crianças a que são dirigidos.
Só assim, os Professores se deixam de queixar dos salários tão só porque a sua realização pessoal é premiada pelos resultados de olhar Homens e Mulheres que FORMARAM POSITIVAMENTE.

Beijo

SOL

http://acordarsonhando.blogspot.com/

Minha querida e linda sobrinha Marcela, A vida é uma eterna ciranda a nos conduzir prá lá e pracá... e em uma destas voltas viemos para Tere...

Postagens mais visitadas